domingo, 31 de agosto de 2008

Virgem e os antigos egípcios

Para os antigos egípcios que viam os signos segundo a ótica do rio Nilo, o signo de Virgem era representado pelas algas e os seixos que filtravam as impurezas de suas águas. Nessa visão fica em grande destaque o papel purificador desse signo e sua obstinada busca pela pureza.

sábado, 30 de agosto de 2008

Virgem e suas lições espirituais

VIRGEM:
O que deve aprender:
A confiança maior na vida, independente de seu controle.
A visão do Todo e não somente da parte.
A crença nas dimensões intangíveis da vida.
A integração do aspecto psíquico na vida cotidiana.

O que pode ensinar:
A capacidade de separar o joio do trigo.
O aproveitamento do tempo com maior eficiência.
A flexibilidade prática para enfrentar novas situações.
O caminho concreto da karma yoga.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Virgem e a Profissão

Somente a alquimia do mapa astral nos revela motivações subjacentes na escolha de uma profissão. Mas o signo solar pode nos dar pistas a respeito dela e o que é válido para ele, vale também para o Ascendente ou para uma predominância planetária em Virgem. Muitas são as variáveis, mas eis algumas categorias gerais que se afinizam com esse signo.
Virgem tem um alto senso de eficiência, e precisa controlar, dominar, e disciplinar. Gosta de cobrar, identificar, classificar, decompor em detalhes.
Por isso busca profissões na área de saúde e medicina em geral, acupuntura, farmácia, laboratório de análises clínicas, trabalhos de escritório, como arquivista, fiscalização pública, agricultura, orientação vocacional ou vai ser bibliotecário, crítico de arte, massoterapeuta.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Virgem e Vulcano

Vulcano é considerado um regente esotérico de Virgem. É uma figura mitológica muito forte. Era ele quem fazia as armas para os deuses e por isso era conhecido como o armeiro dos deuses. Sua habilidade e competência era reconhecida no Olympo e causava admiração. Era um hábil artesão, que misturava as suas obras, a magia. Um tipo de feiticeiro. Sua feiura era tão grande quanto a sua capacidade artesanal. E era cocho. Certa vez fez um trono belíssimo, todo esculpido em ouro que deixou Juno, mulher de Júpiter e rainha do Olympo, fascinada. Ao sentar, ela ficou colada no mesmo, e para soltá-la, Vulcano exigiu de Júpiter a mão de Vênus em casamento. O mito de Vulcano traz muitas das características virginianas. Um certo complexo de "patinho feio", uma grande habilidade para executar tarefas e para se adaptar às situações por elas exigidas. E um lado bruxo que no geral passa despercebido, até para o próprio. E a grande admiração que causa por sua eficiência.

Virgem e a Karma Yoga

Virgem e sua área no mapa, tem uma forte ligação com a karma yoga. Essa yoga se assemelha um tanto com a filosofia zen do "faça o que estás fazendo" ou simplesmente "faça o que tens de fazer". O Ego dos seres humanos e inclusive daqueles que se dizem buscadores espirituais, mostra poderosa resistência a um ato que parece tão prosaico. A karma yoga é a pessoa cumprir as suas tarefas cotidianas com desprendimento e sem se queixar. Exemplo: se ela estiver numa fila do banco, não deve ficar se queixando de estar ali, ou achando que aquilo é algo menor para a sua grandeza social ou espiritual. Simplesmente faça aquilo e ponto. Na verdade, a karma yoga é a mais fácil de ser alcançada e no entanto nosso orgulho humano e nossa prepotência, tornam difícil esse alcance e essa prática.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Virgem e a Perfeição

É do senso comum creditar ao signo de Virgem uma baixa autoestima. Um signo que nunca se dá o valor que realmente tem. Mas seria exatamente isso?
Na verdade há que se ressaltar que este signo traz consigo uma sede muito grande de absoluto. É o que de fato se esconde atrás dessa maneira de se avaliar. Exatamente por ser o signo que mais dá de cara com os limites e as restrições da matéria, com a lembrança persistente da dimensão humana, é aquele que tem a maior ânsia de absoluto, pois esse parece se encntrar tão, e cada vez mais, distante. Há, pois, uma dose muito grande de orgulho se escondendo nas entrelinhas da humildade

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Virgem e seu regente Mercúrio

Mercúrio é considerado o regente do signo de Virgem. No entanto é preciso esclarecer que sendo um signo de terra e mutável já pode se aproximar mais de Mercúrio. Para esse, o espírito prático é forte, e a flexibilidade também, características tipicamente mercurianas.
Mas quando se fala em Mercúrio regendo Virgem, na verdade está se falando de Mercúrio Toth. Ele é o escriba do deus Horus e é cego de um olho. É preciso lembrar que essa cegueira externa correspondia a uma privilegiada visão interna. Toth é filosófico e profundo. Verticaliza as suas buscas. Considera a complexidade do Universo nelas.

domingo, 24 de agosto de 2008

Virgem e o diagnóstico

Virgem é um signo muito ligado com a saúde e o trabalho. Também se destaca por uma extensa e intensa capacidade de análise capaz de caminhar por complexos labirintos a ponto de se perder neles. É o caso de alguém que fosse fazer um tratado sobre o elefante e se aprofundasse tanto na análise de sua tromba que acabasse escrevendo um tratado sobre ela, talvez até esquecendo a quem a mesma pertencia.
Mas uma das mais destacadas capacidades virginianas é o diagnóstico. Pessoas que tem muitos planetas nesse signo, ou na sua casa correspondente (a sexta casa) apresentam um grande poder de diagnóstico em suas especialidades, sejam elas quais forem. Não raro, impressionante.

sábado, 23 de agosto de 2008

Virgem e o Mistério

Virgem é um signo que expressa o mistério, de uma forma concreta, pois é um signo de terra. Sendo a sombra de Peixes, materializa todo o lado oceanicamente misterioso desse signo. Por isso a esfinge. Decifrá-la é abrir o portal para outra dimensão. A qual não experimentamos ainda.

Vamos encarnar?

O tema é chato. Talvez ninguém goste. Mas o signo de virgem e sua casa correspondente no mapa (a casa 6) sempre nos lembra dessa e dessas tarefas enjoadas do cotidiano. Nosso orgulho e nossos anseios de voar são atacados diretamente. Enfim, a questão é simples, mas sinto dizer, profunda. Se vc não limpa a sua casa, não tem um lugar agradável para morar. E se não limpa o seu corpo e se não limpa o seu templo...