sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Era de Aquário (3)

A Astrologia nos ajuda a ter a percepção dos ciclos de tempo, que são importantes para a compreensão do progresso da humanidade, como um todo. É o caso das doze grandes Eras Zodiacais, das quais faz parte a Era de Aquário. Cada uma delas dura cerca de 2.160 anos e faz parte de um longo ciclo conhecido como "precessão dos equinócios". Este fenômeno é um deslocamento vagaroso da esfera estelar, em relação ao ponto onde o Sol cruza o Equador, em cada equinócio. O ciclo inteiro das Eras dura 25.920 anos e depois se repete. A seqüência das Eras é oposta àquela dos signos, que tem os mesmos nomes, sendo que os signos formam uma seqüência que se move em direção contrária à dos ponteiros do relógio, enquanto que as Eras caminham no sentido do relógio. Assim, a última era, aquela que estamos terminando agora, é a de Peixes. A nova Era é a de Aquário.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Era de Aquário (2)

Em cada 25.920 anos teremos uma nova Era de Aquário que dura 2.160 anos. Esse período de dois milênios é uma oportunidade que os habitantes da terra tem de, pelo exercício do seu livre arbítrio, progredirem nos Ideais de fraternidade, humanidade, cooperação, democracia, Igualdade. E também de exercitarem uma tecnologia mais sofisticada. O que é preciso entender é que essa Era, ou qualquer outra, não nos trará nada de presente que a nossa vontade não tenha lutado por alcançar. Em outras palavras, uma Era não é melhor, nem pior do que as outras. É uma nova chance e uma nova perspectiva de evolução. Tudo dependerá da Humanidade. Se a oportunidade for perdida, é preciso esperar mais um giro de apenas 25.000 anos. Muito para nós, seres humanos; pouco, para o planeta terra.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Era de Aquário (1)

Muito se fala hoje na Era de Aquário. Cursos, palestras, revistas, jornais, rádio e TV cantam a tal de Era. Os comentários são os mais diversos e polêmicos. Ninguém tem uma Idéia definida de quando vai começar ou se já começou. Há pessoas que se arvoram como os porta-vozes dela. lmagi nam-se. pregando Inovações ou novidades nunca dantes escutadas pelos ouvidos humanos. Querem ser os catalizadores do pensamento do homem e faturar em cima. Os arautos da renovação terminaram por tornar a Era de Aquário num negócio, como qualquer outro. E divulgam receitas mágicas e um clima mágico que traz bastante confusão na cabeça das pessoas. verdade que há muito ldeal nisto tudo, mas não pouca Ingenuidade. Uma era deve ser celebrada, afinal, ela custa a retornar. No entanto, é como diz o poeta Gilberto Gil: "Falam tanto/ de uma Nova Era/ quase esquecem/ o eterno é".

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aquário e a Saúde

O signo de Aquário rege a barriga da perna, os tornozelos, a circulação sangüínea e parte do sistema nervoso. Os aquarianos são naturalmente elétricos e suas doenças são, geralmente, de fundo emocional ou psíquico. É de extrema importância, para eles, os exercícios regulares. a fim de que possam manter a boa circulação. Uma vida mais saudável, com alimentação correta e ar puro ajudam a prevenir até mesmo a psoríase, que é muito comum neste signo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Aquário: Trabalho, Profissão e Dinheiro

TRABALHO - PROFISSÃO:
O signo de aquário deixa sua marca original em tudo o que toca. Sente dificuldade de ficar fechado num escritório, repetindo a mesma rotina. Quer organizar o trabalho a sua maneira e não tem medo de dizer o que pensa ou de reclamar os seus direitos. Por isso, os aquarianos se tornam líderes sindicais e, de preferência, revolucionários. Sua primeira ambição é ter tempo para viver e aproveitar a vida, mas o trabalho pode estar incluído nessa opção. Entre suas profissões encontram-se: os técnicos em eletricidade, eletrônica e computação, os aviadores, inventores, sociólogos, sindicalistas, políticos e todos os trabalhos que possam ser feitos em grupo: do esporte às associações comunitárias.

DINHEIRO:
Este não é um tema que preocupe tanto os aquarianos. Mais do que ninguém, eles vivem o aqui e agora com um olho no futuro. Não se preocupam em fazer reservas, poupanças ou o que for. Acreditam que o céu (Urano) vai provê-los de alguma maneira, o que muitas vezes acaba dando certo.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Aquário e o Amor

O signo de aquário, embora preze a liberdade acima de tudo, sempre passa por fases românticas em que sonha com princesas e príncipes encantados. Passada a fase, eles costumam ter muitos amores e gostam de experimentar novas formas de relações com pessoas, de preferência, exóticas. Não se pode esperar coerência dos aquarianos: defendem o celibato, mas podem se casar várias vezes e até voltar a casar-se com aqueles que já haviam abandonado. A idade parece não contar para eles, mesmo depois dos cinqüenta anos, continuam dispostos a começar novas relações e até novos casamentos. Mas essa necessidade de se sentirem livres, leva-os, a uma vida solitária, após uma separação ou depois de uma viuvez.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Aquário Curiosidades e Personalidades

Pedras e Metais: malaquita, amazonita, aventurina. Urânio.
Animais: gaivotas, andorinhas, bandos de macacos.
Temperos e flores: coentro, cravo, azaléas e campânulas.
Cores: tons de verde, cores misturadas, tonalidades vivas, misturas de azul e verde.
Imagens: o aguadeiro, furacão, tornado, time de futebol, torcida, partido político, sindicatos, cachimbo da paz, usina nuclear, computadores.
Dia da semana: sábado
Presentes: Para as crianças: brinquedos eletrônicos; Para as mulheres: objetos excêntricos e originais; Para os homens: de agendas eletrônicas a computadores de última geração.

PERSONALIDADES:
Maitê Proença, Mia Farrow, Vanessa Redgrave, Julio Verne, Thomas Edson, Virgínia Woolf, Paul Newmann, Regina Duarte e Phil Collins.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Aquário e Mitologia

Urano é o céu constelado, primogênito de Gaia, força impessoal da natureza situado acima do plano da terra. É Gaia, a mãe Terra que equilibra sua natureza aérea e o mantém firme na realidade. Da união do céu e da terra nasceram todas as criaturas. Urano simboliza a proliferação criadora ilimitada e indiferenciada, que acaba destruindo a própria criação, quando excessiva. Gaia, cansada de tanta fecundidade pediu aos filhos que a ajudassem a parar Urano, só Cronos concordou. Armado com a foice de Gaia, esperou a chegada do pai, investiu contra ele, dominou-o, cortou-lhe os testículos e lançou-os ao mar. A espuma do sêmen misturou-se à água do mar e dela nasceu Afrodite, deusa do amor e da beleza, que veio para introduzir no mundo a ordenação das espécies, impedindo a proliferação desordenada. A vida dos aquarianos pode se tornar um processo contínuo de demolição de velhos modelos, de ruptura de padrões obsoletos e de recriação de tudo a partir de nada.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aquário: Visão Geral e Decanatos

O décimo-primeiro signo é aquele que traz as sementes da Nova Era, tem os olhos no futuro e um ideal no coração. Seu desejo é trocar o velho pelo novo e construir um mundo melhor. É o signo do imprevisível, das novas idéias. Os aquarianos são irrequietos, inteligentes, originais e visionários, detestam a repetição de velhos modelos ultrapassados. Seu sonho é uma humanidade mais justa, onde prevaleçam os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade. Seu planeta regente é Urano e seu elemento é o ar.

DECANATOS:
Primeiro:
(20/01 a 29/01) associação, circulação, dispersão.
Segundo: (30/01 a 08/02) diversificação, conhecimento, rebeldia.
Terceiro: (09/02 a 18/02) unificação, revolução, companheirismo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Capricornio e a Responsabilidade

Uma característica importante da psicologia capricorniana, é o tema do aprisionamento e da escravidão voluntaria: a tomada de uma carga ou pesada responsabilidade a ser levada dentro de sua vida quotidiana. Há um desejo de cumprir essa tarefa, pois há um senso de dever e uma necessidade de servir para alguma coisa. Desse modo, o capricórnio aceita o sacrifício desde que fique claro o propósito dele. O trabalho sempre esta a serviço de algum princípio ou código de ética. Pouco importa se o chamarmos de crença religiosa, dever familiar ou patriótico. No fundo acredita no logos, o espírito patriarcal. por isso, há uma profunda tendência religiosa no Capricórnio embora seja um signo pragmático, e teimoso para admitir isso em termos místicos. Assim eles preferem falar a respeito do dever.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Capricornio e o Solstício de Inverno

A importância do solstício do inverno é inegável e era por isso muito celebrada pelos antigos. Foram muitos heróis e figuras solares que nasceram no solstício do inverno que é a mais longa e escura noite do ano. Entre eles se inclui o Rei Artur. Essa longa noite eqüivale a experiência do sepultamento e à mumificação, com sua silenciosa espera que pressupõe uma posterior sobrevida.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Capricórnio e a Ressureição

O signo de Capricórnio tem muito a ver com o tema da ressurreição com o qual está profundamente ligado. Capricórnio começa com o solsício de inverno, no hemisfério Norte, quando o sol está no seu ponto mais fraco do ano e do dia mais curto. É um período de morte e gestação que prepara o renascimento. Muitas das primitivas religiões celebravam a morte do ano velho e o início do ano novo, nesse momento.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Capricórnio e o Mito do Bodhisatva

O signo de Capricórnio tem também um forte mito na figura do Bodhisatva, um tipo de mestre do Oriente, diferente de Buda. Ele alcançou a iluminação voltando-se e vendo o resto da humanidade sofrendo e trabalhando na escuridão. Ele poderia, como Buda, ter permanecido no maravilhoso reino da unicidade com a luz. Mas escolheu, voluntariamente, voltar para o mundo denso e escuro da vida cotidiano a fim de ajudar aqueles que estavam ainda aprisionados. Somente após libertá-los, sentiu-se livre. Este é um símbolo profundo do signo de capricórnio que representa o seu verdadeiro destino: subir ao topo da montanha e descer novamente para o mundo, mesmo que ele não queira mais, porque sua habilidade é necessária a outras pessoas.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Capricórnio e a Idealização do Pai

A idealização do pai é muito grande, também, na vida da mulher capricorniana e pode significar um casamento cedo com alguém mais velho que possa desempenhar o papel paterno.
Para as pessoas em geral, pode significar a força do pai e o assumir a responsabilidade paterna muito cedo na vida. O símbolo do pai está associado com qualidades como a força, o controle. a vontade, a proteção e a estabilidade. Mas elas terão de ser construídas interiormente, durante um longo, difícil e lento caminho. Pois antes que possamos nos unir a nosso pai, temos de aprender a andar com nossas próprias pernas e também com humildade.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Capricórnio e o Mito do Pai

O Signo de Capricornio tem como o mito que melhor o expressa: o mito do pai. Ele se constitui num mistério e num desafio e freqüentemente num problema a ser resolvido. A complexidade desta figura em nossas vida é tal que dificulta os trinta primeiros anos do Capricórnio. Isso porque ocupam-se tanto em rebelar-se contra o pai ou viver segundo suas expectativas que ele pode se tornar uma figura. aos olhos do filho capricórnio, impossível de competir ou cujo amor parece difícil de alcançar.

Capricórnio e sua profunda contradição

Há uma profunda contradição no signo de Capricórnio, nem sempre fácil de reconhecer. Apesar de pertencer ao elemento terra e eqüivaler ao ponto mais alto da realização material, e até por isso, Capricórnio é o portal para o reino espiritual. No alto da montanha, a cabra terá a visão, mas a chegada ao topo será muito penosa. E precisará contar com o fato tempo.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Capricórnio, Trabalho, Profissão e Dinheiro

O signo de Capricórnio gosta de prestar serviços aos outros e de se sentir útil à comunidade. Por isso, muitos deles, se tornam professores, advogados, médicos, assistentes sociais, engenheiros civis ou agrônomos. Preferem trabalhar sozinhos ou supervisionando os outros. Ser patrões, no lugar de empregados, é, sem dúvida, a sua preferência. No entanto, se forem empregados, seu natural senso de hierarquia, leva-os a uma convivência política com os superiores ou chefes. Sabem que o dia que ascenderem a postos mais altos, vão exigir dos seus comandados o respeito devido ao cargo. Sabem lidar com a autoridade, mas preferem ser a própria. Mesmo sabendo que os cargos de comando e responsabilidade acarretam mais responsabilidade, mais trabalho e nem sempre mais lucro.
Entre suas profissões encontram-se: engenharia, arquitetura, construção e manutenção de elevadores, fabricação e conserto de relógios, arqueologia e urbanismo
Quanto ao dinheiro, o signo de capricórnio tem fama de ser sovina, o que nem sempre é real. Na verdade, eles são ótimos administradores das próprias contas e até do dinheiro público. Mas não espere que sejam gratuitamente generosos, pois sabem bem o quanto lhes custou cada centavo e não desperdiçam. Sabem também investir, quando o negócio é seguro.