quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Libra e o casamento

As disputas entre o casal olímpico simbolizam as tensões entre os sexos no casamento, e a grande desproporção entre o poder público e o poder privado.
Zeus representa a afirmação do poder máximo do patriarcado, onde a virilidade deveria ser inesgotável. Ao envolver-se com outras deusas, invade e coopta os antigos cultos da Grande Mãe. Seu casamento conflituoso com Hera é uma fusão instável entre os cultos matriarcais da Deusa-Mãe e a religião patriarcal.
Por isso, os librianos, quando tem de escolher entre uma carreira política e a administração doméstica, primeiro, se desesperam pela pressão da decisão. Segundo, escolhem uma em detrimento da outra. Raramente optarão pelos dois caminhos simultãneos.
Apesar das brigas constantes, o casal olímpico nunca se separou. Juno, simbolizando a fidelidade radical aos contratos, é capaz de um amplo "vale-tudo" para manter o casamento, até mesmo infringir a ética ou a moral instituída. Os librianos, não raro, agüentam situações desfavoráveis, conflitantes, difícil de serem suportadas, na defesa de seu casamento. E sempre acreditam que as melhores soluções são encontradas a dois.

Nenhum comentário: