quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Libra, Juno e o casamento como fonte de poder

A figura de Hera impressionava. Os poetas gregos viam-na como a de “olhos de vaca”; devido a beleza e ao tamanho de seus olhos, úmidos como os da vaca. Animal associado à Grande Mãe como provedora de alimentos, a vaca era um de seus símbolos. Outro, era a via-láctea, que viria dos seus seios, como a Grande Deusa, rainha dos céus. Outro, eram os lírios flores que simbolizavam a força de auto-fecundação da genitália feminina. Outro, o pavão, especialmente os "olhos" que enfeitam a cauda, representando sua vigilãncia e a romã, indicando sua fecundidade. Deusa de origem cretense, ela era uma das expressões da Grande Mãe-Terra.
Sendo a esposa legítima do deus mais poderoso, Hera ou Juno tornou-se a Deusa do Casamento, protetora dos compromissos, dos amores legítimos e das esposas. Representa a fidelidade e o casamento sólido e duradouro. Enfrentava Zeus, resistia à submissão, respeitadíssima como deusa, mas muito temida por ser vingativa, ciumenta e briguenta.
Libra está radicalmente vinculada ao casamento. Os librianos sentem-se atraídos por ele, e compreendem suas deficiências. Hera ou Juno personifica o instinto de unir-se a alguém, de buscar uma parceria. Quanto maior a identificação com ela, mais fácil construir e consolidar um casamento. As pessoas de Libra, mulheres ou homens, sob essa influência, querem dividir a tarefa de educar os filhos, de estabelecer uma família, pois acreditam nesse valor.

Nenhum comentário: