quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Capricórnio e a Saúde

O signo de Capricórnio, em relação ao corpo humano, rege os joelhos, o esqueleto e a pele. Daí sua propensão aos reumatismo, artrites, osteoporose e para as reações alérgicas de pele. Mas não costumam dar muita atenção a si mesmos e só procuram auxílio médico quando não têm outra saída. São sensíveis ao frio e ao barulho, o que os torna irritadiços. Sua fonte de recuperação de saúde está no silêncio dos bosques e das montanhas, no contato com a natureza, onde podem, mais plenamente, relaxar e descontrair. Sendo um signo que rege o tempo, geralmente, têm vida longa e velhice tranqüila.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Capricornio e o Amor.

O signo de Capricórnio, na questão do amor, pode surpreender. Os capricornianos, apesar de transmitirem uma aparência séria e responsável, sabem ser carinhosos, gentis e se constituem na parceria perfeita para quem está buscando um relacionamento sólido e tranqüilo. Costumam ser fiéis, mas exigem sinceridade e fidelidade do outro também. Gostam de ter certeza de que são correspondidos, por isso têm poucos amores de verdade. Quando encontram a parceria certa estabelecem vínculos sólidos e de longa duração. Para poderem exercer seu papel protetor e hierárquico, freqüentemente procuram pessoas com quem têm algum tipo de desnível: social, econômico ou de idade.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Capricórnio e a Mitologia

O signo de Capricornio tem em Cronos, o deus do tempo, o mito básico que representa sua essência. Implacável, aquele que tudo devora, Cronos era filho de Gaia e Urano. Seu nome romano era Saturno. Gaia, cansada da criação ilimitada e desordenada que Urano lhe impunha, cobrindo-a todas as noites e gerando novas criaturas, ela pediu a ajuda do filho Saturno, para vencer o pai. Usando a foice que a mãe fizera, Cronos (ou Saturno) enfrentou, venceu e castrou o próprio pai, instaurando uma nova ordem: A Ordenação do Caos.
Reinou absoluto numa era onde havia abundância e igualdade para todos: a Era de Ouro de Saturno. Mas passou a devorar os filhos, para que nenhum tomasse o seu lugar. Mas a evolução é inexorável, e Júpiter, salvo pela mãe, voltou para vencer o pai e para ocupar seu lugar.
Eis o maior desafio do signo de Capricórnio: “vencer” o pai interno, para deixar de ser filho e e criar condições de assumir o seu lugar no mundo.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Capricórnio e Curiosidades.

CURIOSIDADES:
Pedras e Metais: turmalina negra, madeira petrificada, azeviche, marcassita. Chumbo.
Animais: cabra montês, bode, girafa e pingüim.
Temperos e flores: tomilho, ervilha de cheiro, cardo e madressilva.
Cores: tons de terra escuros, marrom, cinza e grafite.
Imagens: montanhas rochosas, pirâmides, monumentos, ampulheta, relógio de pêndulo, objetos antigos, líder político, velho patriarca.
Dia da semana: sábado.
Presentes: Para as crianças: brinquedos que estimulam a construção e organização; Para as mulheres: objetos úteis pessoais ou para a casa; Para os homens: relógios, calendários, objetos para mesa de trabalho.

Capricornio: o Décimo Signo

Neste ano o signo de Capricórnio entrou dia 21 de dezembro.
Capricórnio, o décimo signo representa o topo da montanha, onde todos os seres humanos deixam sua marca no mundo. Pacientes, perseverantes, obstinados, os capricornianos têm uma força capaz de mover montanhas para alcançar seus objetivos. Mas não têm pressa, sabem que o tempo conta a seu favor. Signo público por excelência, sabe os limites de sua atuação no meio social. Nunca desperdiçam, sempre economizam para os dias que virão. Seu planeta regente é Saturno e seu elemento é a terra.

OS DECANATOS:
Primeiro: (22/12 a 31/12) organização, coordenação, honra.
Segundo: (01/01 a 10/01) esforço, responsabilidade, regras.
Terceiro: (11/01 a 19/01) capitalização, administração, sabedoria.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Sagitario e a visão grega do Centauro

O signo de Sagitário encontra, na visão grega, a compreensão mais ampla a respeito do centauro. Os gregos, talvez sabendo que os centauros, em sua realidade objetiva, possuíam um caráter humano, nem sempre os representavam como monstros completamente maus. Descreviam-nos como criaturas selvagens e impulsivas, mas dotadas de boa índole. Alguns eram mesmo sábios - sendo Quíron o melhor exemplo.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sagitário, o Centauro e seu símbolo.

A figura do centauro simboliza a união do irracional com o racional. E traz uma indicação importante para o entendimento do signo de sagitário. Quando um dos lados impera, o desequilíbrio pode terminar em tragédia. Se a fera predomina, tornam-se violentos, desrespeitam até mesmo a natureza e acabam sendo eliminados.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sagitário e o Centauro na Època Clássica

Na época clássica, os centauros eram representados com quatro patas, corpo de cavalo, e com braços e cabeça de homem. Eram criaturas violentas, sanguinárias e luxuriosas. Viviam nas montanhas e florestas e alimentavam-se de carne crua. Participaram de vários mitos, porém, geralmente com a mesma atitude: raptar ou violentar noivas e mulheres alheias.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sagitário e a natureza humana.

O signo de Sagitário é o único que mostra e contém, em seu símbolo, os três aspectos básicos da natureza humana. O primeiro deles, o corpo animal, que representa o lado irracional, e é a sede do impulso e do desejo. O segundo, a metade humana, onde se situa a cabeça, sede do pensamento, é o aspecto racional do centauro. Na mão, ele carrega um arco e suas setas apontam para o infinito, buscando o lado divino. Há um lado fera no sagitariano e um lado que o faz procurar sempre novas aventuras, eternamente insatisfeito com aquilo que já possui.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Sagitario e o Centauro

Os Centauros simbolizam, em grau mais alto, a ambição desmedida, que pode rebaixar o ser humano ao nível mais animalesco, se não for controlada pela força do espírito. Os Centauros traduzem uma projeção nítida da dupla natureza humana, uma, bestial; outra, divina. Representam os incontroláveis instintos selvagens, transformando-se em imagens do inconsciente, que se apoderam da pessoa, entregando-a aos impulsos e eliminando toda e qualquer luta interior.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Sagitário e a expressão de sua dualidade.

O signo de sagitário expressa a sua dualidade através de dois tipos distintos. Há aquele tipo amante da liberdade, esportista, atlético, mas inconsistente e inseguro em suas relações sociais. E há também o tipo filosófico, pensante, com maior adaptabilidade às mudanças, que persegue com fervor quase religioso a sabedoria. Ambos os tipos gostam de viajar e são idealistas. Sabem como ninguém aproveitar as lições que as viagens proporcionam, acima de tudo o contato com novos horizontes e a oportunidade de expandir e concretizar as suas visões.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sagitário e a liberdade pessoal.

O signo de Sagitário valoriza, acima de tudo, a liberdade pessoal e de expressão. Quando suas idéias são incompatíveis com as restrições sociais, ou não são assimiladas ou aceitas pela sociedade, eles se tornam tipos rebeldes e libertários. E então são capazes de até entrarem em lutas sociais, porque, no fundo, sentem a sua causa pessoal ameaçada. Mas, por outro lado, podem se transformar em porta-vozes do poder dominante, se se sentirem identificados com essa ideologia. Ou podem, também, tornar-se defensores de uma nova ordem.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sagitário e sua índole

O signo de sagitário possui uma índole complacente e generosa por natureza. Porém, essa generosidade é interessada, pois o seu maior motivo é controlar aqueles a quem favorece. Deles, são exigidos em troca uma lealdade quase incondicional. Caso sua vontade seja contrariada ou desrespeitada, o sagitariano típico imediatamente sente-se traído e pode até se tornar cruel com seus opositores ou demonstrar um olímpico desprezo, usando a indiferença como punição. As aparências enganam bastante, nesse caso.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sagitário e o Poder.

Os sagitarianos já nascem em contato com o arquétipo de Zeus ou Júpiter. E o vivenciam quando detêm muita autoridade e poder, se "sentam no trono" e dão ordens a seus súditos. Daí sua postura majestosa e seu ar de "sabe-tudo". Neste estado de inflação de ego, eles têm a sensação de possuir plenos poderes, mas, acabam suscetíveis de manipulação por pessoas que ajudam a fomentar sua falsa imagem, a fim de obter alguma vantagem. Esse arquétipo de Zeus predispõe, especialmente os sagitarianos, à busca e ao uso do poder. O problema é que este costuma vir acompanhado de paranóia e eles se tornam desconfiados. Havendo a perda de confiança nos seus subalternos, tudo farão para impedir que um outro ascenda a uma posição paralela a sua, pois temem perder o poder.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sagitario e o duplo aspecto do pai.

Zeus ou Júpiter assume, às vezes, o aspecto do pai destruidor. Permitiu que Hades raptasse Perséfone, não atendendo o pedido de socorro da sua filha. Jogou o seu filho Hefestos do Olimpo para a Terra, deixando-o aleijado. Odiava Ares, o filho psicologicamente mais rejeitado. Porém, independente de como tratava seus filhos, seu poder gerador, como pai, era parte essencial de sua natureza. Esses dois modos de comportamento paterno também se expressam nos sagitarianos. Costumam oscilar entre uma excessiva permissividade e confiança e a omissão, quando consideram o filho um atrapalho a sua liberdade. É comum não tomarem medidas preventivas contra a gravidez, pois, inconscientemente, cedem ao seu instinto progenitor. E costumam ser bons provedores, mesmo com filhos ilegítimos ou após as separações.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Sagitario, Zeus pater ou Júpiter

O sagitariano sente um impulso poderoso para estabelecer o seu "reino", ainda que seja só em sua casa e com sua família. Isto o conduz ao casamento e a ver nos filhos uma extensão de si mesmo. A família, para eles, é como uma amostra do reino maior que querem conquistar. Muitos sagitarianos são considerados grandes conquistadores e sua fama nem sempre condiz com os fatos. São de paixões repentinas, e capazes de qualquer artifício para conquistar seus objetos de desejo. Não temem o risco para atingir suas metas, pois querem a autoridade e o poder. Preferem a posição de patrão do que a de empregado, e se inicia com uma pequena empresa, a vê como o embrião de uma grande companhia.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sagitário e seu deus nasculino

Os gregos compreendiam Zeus como o Senhor do Universo, de quem dependiam o céu, a terra, a pólis a família, a ordem e a justiça do mundo. Aqui surge a figura de um deus masculino todo-poderoso, marcando o declínio do matriarcado, onde as deusas predominavam. Até este período os povos acreditavam que tudo provinha da terra de forma abundante e espontânea. A partir de Zeus, a providência passou a vir do céu. Os sagitarianos, como Zeus, têm uma forte ligação com a Justiça. Muitos se tornam juízes ou advogados, outros se engajam em lutas na defesa de direitos das classes ou categorias a que pertencem. Seu sentido de justiça é diferente daquele do signo de Libra, que se expressa através do equilíbrio mental da balança; o Sagitário, signo de fogo, se envolve emocionalmente e tem um forte desejo de fazer alguma coisa para corrigir os erros do meio ou das pessoas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sagitario e suas estratégias

O signo de Sagitário tem uma grande capacidade de criar estratégias, uma delas, a sua preferida, é dividir para reinar, formando alianças de seu estrito interesse e, no fim, impondo sua vontade sobre os outros. Quando agem assim, estão se espelhando no arquétipo de Júpiter ou Zeus, o senhor absoluto dos céus. O céu representa a consciência, ele é aberto, claro, visível. Esse grau de identificação conduz a atitudes conscientes, onde o controle, a razão, a vontade e o poder se sobrepõem naturalmente a outras e quaisquer qualidades. Podemos perceber essas características, tanto nos sagitarianos, como nas pessoas que têm Júpiter em destaque, no seu Mapa Astral.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sagitario e o pai Jupiter

O signo de Sagitário tem na figura de Júpiter ou Zeus, o arquétipo do pai autoritário, que sempre guarda a última palavra. A dureza e a força do seu discurso, acaba impondo seu poder absoluto sobre aqueles outros que eram insubordinados e recalcitrantes. É comum que isso acontece com vários sagitarianos, cuja tendência democrática é estratégica, na medida em que permitem que todos se manifestem, porém, no final, agem de acordo com a sua vontade.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sagitario, Júpiter e o raio

Júpiter (em grego Zeus) era o mais importante deus do panteão olímpico. Essencialmente, era o deus da luz, do céu claro, dos raios e trovões. Seus atributos mais impor­tantes eram a luz e o poder. A águia era a sua criatura simbólica, e sua arma predileta, o raio. Ambos são expressões marcantes que indicam sua visão distante e abrangente e também sua rapidez para decidir e, imediatamente, agir.
O raio simboliza o poder punitivo de Zeus, vindo de muito longe para uma ação fulminante. Mas sua manifestação se segue depois do agrupamento de nuvens negras e do rugir dos trovões, o que sugere uma grande concentração de raiva e de emoções. Assim costumam agir os sagitarianos, primeiro controlam e seguram as emoções até a inevitável explosão quando então fulminam seus adversários.

Sagitário e seu regente Júpiter

Sagitário é regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Este planeta gigante é envolto por gases, poeira e nuvens, que fazem seu volume parecer muito maior que o dos outros planetas, porém sua essência sólida é, provavel­mente, menor do que Saturno. De natureza mutável, pode assumir muitas formas - é o grande ator do zodíaco. Suas principais características são: expansão, visionarismo, estratégia, formação de alianças e a eterna busca do conheci­mento superior. Por isso, pode-se dizer que ele de fato impressiona, o que não é incomum, com pessoas que tenham esse planeta em destaque no seu Mapa Astral.

sábado, 29 de novembro de 2008

Sagitario e a águia

O signo de sagitario tem no vôo da águia um modelo de uma das suas formas prediletas de agir. A águia atinge altitudes fantásticas, de onde ela pode visualizar o horizonte, em toda a sua extensão, de um lado a outro e também detectar os movimentos das menores presas no chão. Tão rápido quanto sobe, ela pode descer e agarrar o seu alimento. Da mesma forma, semelhantemente, o sagitariano possui tanto a perspectiva ampla, como a consciência da importância de um detalhe particular que lhe interesse. Quando este é focalizado, o mesmo recebe a sua total atenção, a fim de que não escape de seu alcance.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Sagitário e a Mitologia

O mito central do signo de Sagitário é o do seu planeta regente, Júpiter, o grande Zeus do Olimpo grego. Foi o único filho que escapou de ser engolido por seu pai, Saturno. Adulto, ele retornou para enfrentar e vencer o pai e criar uma nova ordem: A Geração Olímpica. Dividiu o universo com seus dois irmãos (Netuno e Plutão) e passou a reinar sobre tudo o que havia acima da superfície da terra. Sua autoridade era incontestável e do alto do Olimpo, tendo o raio na mão direita e o cetro na esquerda, reinava absoluto. Sua palavra tornou-se a lei, que intermediava todas as questões e era ouvida e respeitada por todos os deuses e mortais.
Com a função de disseminar a semente cósmica, teve incontáveis filhos com deusas, ninfas e princesas mortais. Como os sagitarianos, que estão sempre expandindo, desde a própria consciência, até as novas idéias e bandeiras, para os quatro cantos do mundo.

Sagitario e o elemento Fogo

Sagitário, o nono signo, pertence ao elemento fogo. Sendo o terceiro signo desta tríade, sua representação é o incêndio. Áries, o primeiro, é a faísca que tudo começa; Leão, o segundo, é a fogueira, que permanece e Sagitário, o terceiro, representa o grande incêndio, o fogo que se alastra, se expande e que se não for controlado, pode provocar grandes tragédias.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Sagitário, Trabalho, Profissão e Dinheiro

A escolha da profissão tem que estar de acordo com seus ideais e aspirações, para que eles possam se realizar através do trabalho. Todas as profissões que envolvem viagens, aventuras, buscas, pesquisas são do reino do Sagitário. Entre elas podem escolher: astronáutica, navegação, esportes em equipe, ensino e educação, publicações, literatura, astrologia, religião e filosofia além de humanidades, astronomia, geografia, exploração de turismo, pesquisa de campo, criação de cavalos e de gado.
Como têm muito boa sorte, têm uma certa proteção extra nessa área, porque são tipos que não conhecem limites nos gastos e são conhecidos como grandes “mãos abertas”. Contam com a proteção que possuem e não têm medo de arriscar.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sagitário e a Saúde

No corpo humano este signo rege as coxas e quadris e seu planeta rege o fígado. Suas predisposições patológicas estão, geralmente, associadas a um fígado frágil, a uma vesícula biliar nervosa e a reações alérgicas provocadas por emoções reprimidas ou decepções.
Os sagitarianos precisam praticar esportes ou fazer exercícios regulares para manter-se em boa forma. Também precisam alimentar-se de forma equilibrada, sem exageros para preservar o bom funcionamento do fígado. Manter uma certa disciplina de horários, alternando entre o trabalho e o lazer e sempre deixando espaço para suas viagens e aventuras, faz com que eles mantenham seu bom humor e alegria de viver.

domingo, 23 de novembro de 2008

Sagitário e o amor

Signo de Sagitário preza a liberdade e a independência, mas ao mesmo tempo, adora uma boa conquista amorosa. A pessoa sagitariana tem dificuldades em criar e manter vínculos mais duradouros. Sua faceta “Pigmalião” quer transformar o outro no seu ideal de companheiro, o que nem sempre funciona. Por isso, muitas vezes, o signo considerado o mais “namorador” do Zodíaco, tem muitos amores, mas termina optando por ficar só. Quando encontram um parceiro que consideram à sua altura, casam-se e procuram manter a paz doméstica, embora sempre encontrem um jeito de, pelo menos de vez em quando, “pular a cerca”.

sábado, 22 de novembro de 2008

Sagitario: Curiosidades

Pedras e Metais: safira azul, granada púrpura, fluorita azul. Estanho.
Animais: cavalo, zebra, impala, elefante, centauro.
Temperos e flores: menta, hortelã, hortências e gerânios.
Cores: púrpura, vinho e magenta.
Imagens: campus universitário, pista de corrida, tourada, carruagem, paramentos religiosos, telescópio, viagens longas e interespaciais.
Dia da semana: quinta-feira.
Presentes: Para as crianças: brinquedos importados; Para as Mulheres: livros e objetos exóticos; Para os homens: equipamento de viagens e aventuras.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sagitário, o nono signo.

O nono signo representa os altos ideais e as grandes aventuras. Amantes das viagens e dos estudos, os sagitarianos estão sempre em busca do novo, desconhecido, inusitado. Otimistas, procuram olhar sempre o lado mais positivo de todas as situações e têm sempre uma palavra de consolo para os que sofrem. Às vezes, deixam a fantasia tomar conta de suas vidas e acabam acreditando no irreal. Podem se tornar dogmáticos e autoritários, tantando impor seus pontos de vista sobre os outros e “comprando” muitas brigas, mas sua benevolência e generosidade prevalecem. Seu planeta regente é Júpiter e seu elemento é o fogo.

OS DECANATOS:
Primeiro: (21/11 a 02/12) expedições, aventuras, julgamento.
Segundo: (03/12 a 11/12) especulação, encorajamento, fé.
Terceiro: (12/12 a 21/12) expansão, entusiasmo, viagens.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Escorpião, morte e modus operandi

O signo de escorpião, e seu planeta regente Plutão, como todos sabem tem uma estreita ligação com a morte. Mas não somente com morte física, embora ela esteja também sempre presente e causa sobre esse signo um inegável fascínio, muito claro inclusive em suas escolhas profissionais.
Agora um fato curioso, passível até de constatação estatística é que o nascimento de alguém desse signo vem sempre acompanhado, num período anterior ou posterior da morte de alguém muito próximo, da própria família ou ligado a ela intimamente. Também quando morrem, atraem na proximidade de sua morte, o nascimento de alguém.
Isso também é verdadeiro para pessoas que têm Plutão forte no mapa astral ou em posições angulares, ocorrendo tal fato com o assunto referente aquela área ou ângulo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil, Plutão e Riquezas

O fato do Brasil ser do signo de Virgem e ter um signo de escorpião muito forte, coloca para nós uma combinação típica de um alquimista. Nossa capacidade de alquimizar é muito grande. Tal tendência favorece a reciclagem, a pesquisa de minerais e petróleo e descoberta de combustíveis alternativos e novas técnicas de reaproveitamento de material, seja o lixo, em si, seja uma sobra de material que se tornaria descartável. Além de muita criatividade no setor financeiro e bancário, seja para o bem ou para o mal. Podemos aí encontrar soluções e respostas de alguns dos males e das carências planetárias, nessa fase de progresso humano. E contribuir para diminuir alguns dos tipos de poluição e desperdício, já existentes, que multiplicam ainda mais o lixo. Enfim, os combustíveis alternativos estão aí, para quem tem alguma dúvida do nosso potencial alquímico.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Escorpião e seu veneno

O bicho escorpião tem como uma de suas características, voltar contra si mesmo o seu veneno, picando-se, quando se sente acuado ou fica muito raivoso. Tal atitude é comum numa pessoa desse signo, é claro, de um modo mais simbólico. Não raro, o escorpião pode ativar uma egrégora de energia negativa em seu torno, nos ambientes em que vive ou trabalha, a ponto de ficar doente, quando por ela atingido. Há, nesse signo, uma tênue linha entre autodestruição e metamorfose, podendo chegar até ao suicídio, nos casos extremos. Por outro lado, na medida em que rege a morte, inclusive a física, há um certo prazer nele de vivenciar a adrenalina do risco de vida, seja em profissões de grande risco, seja em situações limite ou até aventuras radicais e perigosas. Ele adora o desafio, e cresce através dele. Por quê, então, não beber o veneno?

domingo, 16 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil e Rituais da Morte

Escorpião é um signo ligado com a morte, e podemos dizer, não somente a física, apenas. A morte como transformação, ressureição, alquimia no sentido amplo do termo. Inclusive, é curioso observar que esse signo preserva a vida, através da morte. Isso é claro na lei da natureza expressa pelo dístico: "o maior come o menor". Ou seja, toda a vez que uma espécie é atingida com diminuição ou extinção em determinada região, imediatamente surgem pragas da espécie que era devorada por ela. Ao contrário de Touro, signo oposto complementar de Escorpião, que preserva a vida retendo-a, como signo fixo de terra. Mas algo que chama a atenção em nosso povo é a sua participação coletiva nos enterros de figuras públicas famosas: o ritual da morte. Basta lembrar de alguns. Dos mais antigos, os enterros de Francisco Alves, o cantor e do estadista Getúlio Vargas. Dos mais recentes: o de Tancredo Neves e de Airton Sena.

sábado, 15 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil e Mitos

Proclamação da República bom para falar de Brasil, Mitos e Místicas
Profecias de todos os tipos dizem coisas maravilhosas sobre o Brasil. Aqui é a pátria do Evangelho, aqui vai surgir uma nova civilização, aqui é a terra prometida, a nova Canaã. E por aí vai...O próprio nascimento de Brasília estava previsto por Pietro Ubaldi, místico italiano e por Don Bosco, inclusive como a cidade que iria, a partir dela irradiar esse processo.
Mas é bom lembrar que um país, tal como uma pessoa, possui livre arbítrio. E como ela, que é uma alma individual, pode não cumprir a sua missão, ou o seu projeto de caminho evolutivo, numa vida, um país também pode não cumpri-lo. É tudo questão de livre arbítrio. E não é difícil perceber, quão complexo é acionar o livre arbítrio coletivo, de uma nação inteira! Por isso, requer cautela repetir essas afirmações. Como em qualquer processo de evolução, teremos de trabalhar cotidianamente para construí-lo. Assim como uma alma individual precisa trabalhar duro para evoluir, assim também um país não nasce pronto espiritualmente. Não nos iludamos...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Escoripião, Brasil e Reencarnação

O fato de Plutão estar na casa dos bens materiais do Brasil indica, o quanto os fenômenos conhecidos como paranormais, em qualquer lugar do mundo, ganham um destaque e uma aceitação muito grande por aqui. As pessoas percebem esses fenômenos como naturais.
É um país no qual 70% das pessoas acreditam em reencarnação, independente de serem católicos, religião que não aceita essa doutrina. E, que até nas novelas do horário nobre, os personagens falecidos interagem com os vivos. E ninguém se espanta.
Também é um fato conhecido nosso sincretismo religioso. Apesar de professarem a fé católica, as pessoas freqüentam correntes religiosas que pregam a reencarnação e participam ativamente de seus rituais. Em Salvador, na Bahia, a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é um exemplo vivo desse sincretismo religioso e, ao contrário das outras capitais brasileiras, o calendário de festas religiosas é comandado pelo Candomblé.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil e Plutão

O fato de Plutão, regente de Escorpião, estar na casa dos bens materiais do Brasil, indica a grande energia psíquica presente em nosso país, sobretudo através da riqueza mineral de nosso solo que magnetiza essa grande energia psíquica. Sem dúvida o Brasil é um país rico em minérios e aos poucos se descobre o quão grande é a sua riqueza petrolífera. No entanto, é o país que tem uma quantidade surpreendente de mediuns e de curadores, cuja fama se espalha pelo mundo inteiro e onde a doutrina espírita tem uma grande força e um grande número de seguidores. Em que país do mundo se poderia ouvir a seguinte conversa:
- Compadre João, ocê viu uma vaca passar voando por aqui agora há pouco?
- Compadre José, hoje não vi não, ma ela passa voando por aqui todos os dias.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil e Poder (2)

Aliás um lado marcante na questão desse signo de escorpião, em relação ao nosso país, tem a ver com a sem cerimônia com a qual esse país é, e sempre foi, saqueado. Desde os tempos do Brasil Colônia, até hoje. Lá nos inícios, as caravelas levavam o nosso ouro, pedras preciosas e a madeira que nos deu o nome: o pau brasil. Depois, o dinheiro desviado dos órgãos públicos iam para as famosas contas secretas da Suíça. E agora também para os inúmeros paraísos fiscais, espalhados pelo planeta. Não faz muito, a eminência parda de um ex-presidente cassado comandava o envio dessas remessas em dólares, usando fundos falsos em aviões particulares ou fretados para tal fim. As caravelas agora tem asas. O subfaturamento das obras públicas parecem óperas bufas, tal o grau tragicômico que alcançam. Outro dado interessante que veio à tona na crise atual é a dimensão da especulação de risco de grandes e respeitadas empresas produtivas e lucrativas. A tentação de multiplicar seus ganhos através da especulação financeira gerou fortes prejuízos as mesmas. A especulação fascina esse país. Não esqueçamos: o signo de escorpião rege os bancos, as financeiras e todo o tipo de instituição ou pessoa que trabalha e lida com o dinheiro dos outros.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Escorpião, Brasil e Poder

O signo de escorpião rege o ponto de governo e poder do mapa astral do Brasil. Esse dado nos revela porque o governo brasileiro fica (ou é dono) de praticamente metade de tudo o que é produzido no país (o PIB). A carga tributária no nível federal, estadual e municipal pesa de forma esmagadora sobre os cidadãos. Daí também vem uma burocracia, criada por um cipoal de regras e decretos e que se alimenta de taxas e do tempo arrancadas do bolso do cidadão. A contrapartida todos nós sabemos: o cidadão brasileiro não recebe de volta em serviços públicos aquilo que paga em impostos, em nenhum nível. Mas o outro lado da questão é mais danoso ainda. E tem muito a ver com o signo de escorpião. É o caixa 2, a corrupção expressa em mil formas e atingindo todas as esferas e hierarquias de poder. Tanto o que está acontecendo "por baixo do pano", quanto o que já está "embaixo do pano". Aliás, não podemos esquecer que escorpião rege o submundo...

domingo, 9 de novembro de 2008

Escorpião, seu maior desafio e sua maior meta

O signo de escorpião, como Hades ou Plutão, na relação com Perséfone, é capaz de comprome­ter-se de forma integral e profunda com as pessoas que ama e também com as causas e ideais que abraça. É capaz de iluminar o caminho de novas descobertas e novas formas de vida, que exigem muita força de vontade e um profundo desejo de transformação. Uma vez quebrada a resistência, pode experimentar uma sensação de renascimento, regeneração e liberação dos apegos do passado. Ou seja, através do Escorpião, temos a chance de liberar a energia usada para reprimir conteúdos e utilizá-la de forma mais integrada e criativa. Eis o maior desafio e a maior meta deste signo.

sábado, 8 de novembro de 2008

Escorpião, sexualidade e casamento

O signo de escorpião tem uma sexualidade muito forte e complexa. Ela pode levá-lo desde a vida celibatária de um monge até ao extremo da prostituição. Mas, encontrado o equilíbrio, ele estabelece uma conexão anímica com o ser amado, capaz de se tornar uma vivência iniciática dos mistérios da vida e da morte, via experiências de variadas sensações e do êxtase sexual. Necessita encontrar uma parceria para amar e ser amado, porque também busca uma relação estável e duradoura. O casamento tem um papel fundamental no condicionamento do rumo de sua vida. Sem o matrimônio, permanece solitário, até recluso. Porém, pela união, ele se torna parte da família e da comunidade, e seu cônjuge passa a intermediar entre seu modo, praticamente inacessível aos outros, e a vida social. Seu cônjuge age como Perséfone, que passou a intermediar entre o oculto, interno, e subjetivo reino dos Ínferos e o mundo externo, ensolarado e objetivo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Escorpião e a fusão nos relacionamentos

A relação de Hades ou Plutão e Perséfone representa o amor escorpiônico. A fusão é a sua principal característica. Ao invés da dialética entre o Eu e o Tu, ela os leva a um ser a extensão do outro. A fusão se realiza no nível do corpo, da mente, e da alma, quiçá, da próxima vida. Através d0 seu intenso magnetismo, a fusão gera sentimentos contraditórios: um imenso terror, tão grande quanto a busca de união. A tensão provocada é tão intensa, que, não raro, exige separações periódicas. Se a relação for mantida num nível muito primitivo, pode detonar a liberação do lado mais cruel e arcaixo de seus participantes. É quando o relacionamento se torna patológico, imperando o ciúme doentio, a dominação sexual, a paixão descontrolada e a luta de poder sem escrúpulos. Mas, esta fusão em seu sentido superior, simboliza a libertação dos padrões rígidos do passado, que necessitam de eliminação, a fim de que as pessoas envolvidas possam tomar as rédeas do próprio destino.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Escorpião e seu misterioso caráter

O signo de escorpião tem um caráter profundo, possessivo, obstinadamente cego em relação a metas, oculto e sutilmente manipulador. Reina absoluto e se move nos subterrâneos e nas profundezas. Age por detrás dos panos. Difícil compreendê-lo à luz da ótica humana. Sua ação é compulsiva, às vezes, arrebatadora. Visceralmente inquieto, é um insatisfeito radical, meio caminho para a sua busca de transformação. Sabe usar, melhor do que ninguém, mecanismos de repressão interna, porque teme que as lembranças mais profundas, desta ou de outras vidas, irrompam do inconsciente, na forma destruidora de uma erupção vulcânica.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Escorpião e a descida aos ínferos

Tanto Hades ou Plutão, quanto seu séquito de divindades eram temidos por todos, deuses e mortais. Ainda assim, alguns poucos enfrentaram o grande risco de descer aos Ínferos, mesmo sem garantia de retorno. Assim fez Psiquê ordenada porAfrodite para resgatar o amor de Eros. Também o poeta Orfeu, motivado por amor, lá desceu, buscando Eurídice. Odisseu desceu em busca de uma informação de Tirésias (o vidente cego). Hermes, o mensageiro dos deuses, e Íris, a deusa mensageira, eram os únicos olímpicos com livre acesso ao Inferos.
Na vida, como no mito, algumas pessoas podem descer aos Ínferos e retornar. São pessoas escorpiônicas ou plutônicas. Algumas podem acompanhar ou guiar as almas, e outras estão em contato periódico com este reino. Como os terapeutas de doentes terminais ou que trabalham em manicômios; dos psicoterapeutas que acompanham os pacientes em suas jornadas interiores, e dos médiuns que ajudam nos ritos de passagem desta vida para outra. Mas antes de exercitar essas funções, é preciso ter feito, primeiro, viagens indivi­duais aos próprios subterrâneos, senão será impossível acompanhá-los. Depressões e experiências próximas à morte, costumam ser iniciações de acesso aos Ínferos. Depois delas, experimenta-se o retorno à vida e perde-se o medo da morte.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Escorpião e a reclusão

O mito de Hades, ou Plutão, representa muito bem o caráter recluso deste signo, um aspecto que, em função de circunstâncias externas ou de características pessoais, muitos escorpiões escolhem. A vida em reclusão pode ser num mosteiro ou só, num apartamento, não raro, em alguma região obscura da cidade. Ali ele encontra uma espécie de Ínferos, onde estabelece o seu reino. Com boa saúde e com suas necessidades básicas satisfeitas, o escorpião pode viver contente em sua solidão, preferindo passar até desapercebido, sem se incomodar com a vida social. Há também um tipo de Escorpião recluso, que após ter experimentado os diversidades da vida comunitária decidiu que pela subjetividade e riqueza do seu mundo interior.

domingo, 2 de novembro de 2008

Escorpião, Plutão e seus ciclos

Plutão, o regente do signo de Escorpião, tem entre suas principais características: o forte magnetismo, uma aguda perspicácia, a capacidade de ver além das aparências, a desconfiança, quase paranóica, a perseverança inquebrantável, a ferrenha obstinação, a riqueza de recursos e a eterna busca de transformação.
Assim como a serpente, com suas duas faces, o signo de Escorpião possui um grande poder, passível de ser usado tanto para o bem, como para o mal, para a cura, ou para a destruição. A vida desse signo obedece a ciclos permanentes de construção, morte e renascimento.

Escorpião e outros animais

Eis outros animais que representam o signo de Escorpião. A Águia Branca que possui o poder de alçar os mais altos vôos a caminho da luz, e não deixa de ser uma ave de rapina,
O Dragão, nascido da mistura da serpente com a águia e que simboliza a síntese, a integração do reino das sombras com o reino da luz.
A Fênix, ave mitológica, que uma vez consumida em fogo, vira cinzas e das mesmas renasce. Sempre que ela precisa atingir um patamar superior, a Fênix repete este ritual. Ela nasce, morre e renasce infinitamente, e essa é a trajetória original do Escorpião.

sábado, 1 de novembro de 2008

Escorpião e a serpente

Na Antigüidade, para os egípcios, caldeus e hebreus o signo de Escorpião era representado por uma serpente, símbolo arquetípico que sintetiza a essência deste signo.
A serpente muda de casca ciclicamente e os povos antigos pensavam que ela era imortal e capaz de constante auto-renovação.
A serpente é um dos mais antigos símbolos de sabedoria oculta. Porque se move entre as raízes, ela conhece os segredos das plantas e de toda a natureza. Tem duas faces, uma obscura e a outra iluminada.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Escorpião e seu elemento

O signo de Escorpião é do elemento água, mas sua água é de essência ígnea, como o petróleo.
Na natureza, Escorpião é representado pelas águas mais profundas, pelos rios subterrâneos, pela lava dos vulcões e por todos os animais de rapina.
Lugares como pântanos, mananciais de lama, depósitos de lixo, usinas de reciclagem, poços de petróleo e cavernas subterrâneas são imagens metafóricas deste signo.
No corpo humano, Escorpião rege os órgãos genitais internos e os órgãos excretores.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Escorpião e o amor

As pessoas do signo de escorpião são, no amor, apaixonadas e possessivas, os escorpiões amam possuíndo o outro, desde o corpo, a mente, a alma e a próxima vida se o outro deixar. Procuram um companheiro que possam admirar e a quem possam se dedicar, assim, encontram o equilíbrio e tornam-se grandes amantes e conselheiros. Mas tentam dominar e controlar o outro, lutando ao seu lado em todos os momentos. Os amores do Escorpião traduzem-se em desafios sucessivos, que vão de momentos de puro desespero à êxtases de prazer. Jamais ficam no meio termo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Escorpião, trabalho, profissão e dinheiro

TRABALHO - PROFISSÃO:
O reino do Escorpião é o Inconsciente. Daí que suas profissões mais típicas estão de algum modo ligadas a tudo aquilo que é insondável, misterioso e desconhecido: da Medicina, psicologia, cirurgia geral até a mineração, o trabalho em poços de petróleo ou na polícia. Ou agências do serviço secreto ou espionagem. Gostam dos desafios e dos perigos e não aceitam a derrota. Entre suas profissões estão: medicina cirúrgica, acupuntura, farmacologia, biologia, química, pesquisa científica, ciência nuclear, condicionamento de ar, refrigeração, serviços de esgoto e limpeza pública, demolição, abate de animais, investigação policial, parapsicologia, ocultismo, seguros e terapias alternativas.
DINHEIRO:
Em geral, os escorpiões típicos são ótimos executivos, bancários, investidores da Bolsa de Valores, porque sabem transformar o dinheiro em bens e capitalizar. Nem sempre são sovinas, apenas controlados e sabem planejar onde colocam cada centavo de seu orçamento, seja este restrito ou milionário.

domingo, 26 de outubro de 2008

Escorpiao e a saúde

Os escorpiões costumam ter uma saúde de ferro. Possuem uma poderosa alquimia interior que lhes permite encontrar, mesmo na doença, uma força de regeneração fora do comum. No corpo humano, este signo rege os órgãos genitais internos e os excretores. Sua energia tem origem na sexualidade, que precisa ser bem elaborada e canalizada para o lado positivo. Sua tendência para a auto-destruição, seu fascínio pela morte e a angústia que o persegue, são o seu veneno mais perigoso. Um bom processo terapêutico é seu melhor remédio, embora resistam muito a ele. Um outro aspecto que os ameaça é o estresse psíquico, devido a alta concentração energética que colocam em tudo o que fazem.

sábado, 25 de outubro de 2008

Escorpião e curiosidades

CURIOSIDADES:
Pedras e Metais
: jásper, obsidiana, granada. Enxofre.
Animais: escorpião, aranha, serpente e aves de rapina.
Temperos e flores: azevinho, rúcula, raíz forte, orquídeas e bromélias.
Cores: escuras, tonalidades fortes e contrastantes, preto.
Imagens: rios subterrâneos, cavernas, pântanos, manguezais, usinas de reciclagem, depósitos de lixo, laboratórios, funerárias.
Dia da semana: terça-feira
Presentes: Para as crianças: jogos de química, caixas de mágica, máscaras de assustar; Para as mulheres: perfumes sensuais, lingeries. Para os homens: livros policiais ou de suspense.
Personalidades: Milton Nascimento, Charles de Gaulle, Paulinho da Viola, Pablo Picasso, Marieta Severo, Roberto de Carvalho, Fábio Júnior, Fernanda Torres, Jodie Foster, Julia Roberts, Lula.

Escorpião e suas bases mitológicas

Ao fazer a partilha do Universo com seus irmãos, Zeus deu a Plutão o reino dos Ínferos e dos Mortos para que governasse, assim, tornou-se o deus dos Ínferos. Seus súditos eram os mortos e seu atributo a invisibilidade, mantida através de um capacete mágico recebido dos cíclopes, na Guerra dos Titãs. Vivia confinado em seu universo de sombras e, numa das únicas vezes que saiu de lá, raptou Perséfone que se tornou sua rainha. Não era cultuado em templos e nem reproduzido em obras de Arte. Era tão temido, pelos deuses e pelos mortais, que nem seu nome era proferido para evitar sua cólera. O mundo das sombras simboliza o Inconsciente, onde guardamos tudo aquilo que consideramos inaceitável para nós e para os outros: pensamentos, ações, atitudes e sensações. O signo de Escorpião está em contato direto com essa dimensão interna, profunda de onde vem sua grande força, capaz de promover as maiores transformações. E não é por acaso que Plutão é o planeta regente desse signo

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Escorpião, o oitavo signo

O oitavo signo, Escorpião, representa o lado oculto da vida e sua sabedoria; a transformação e o ciclo eterno de nascimento, morte e renascimento. Os nativos deste signo são perspicazes, magnéticos, desconfiados, capazes de perceber o que acontece por trás das aparências. Obstinados, sabem que têm grande riqueza de recursos e buscam eternamente os desafios e a transformação. Possuem grande poder que tanto pode ser usado para o bem como para o mal, para a cura ou para a destruição. Seu planeta regente é Plutão e seu elemento é a água.

OS DECANATOS:
Primeiro:
(24/10 a 02/11) consciência, falta de limites, jogos de poder.
Segundo: (03/11 a 12/11) responsabilidade, energia curadora, transformação.
Terceiro: (13/11 a 22/11) regeneração, purificação, cura.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Libra e a arte de dizer não

O signo de Libra tem, entre seus maiores desafios, a dificuldade de dizer não. Ansiosos sempre por agradar o outro, muitas vezes preferem sair prejudicados do que dizer não. Em sua fantasia isso pode significar perder a amizade ou a aliança. Desagradar profundamente o outro. Romper diversos tipos de alianças muitas vezes criadas com um silêncio tácito onde o sim estava sempre embutido. Eis, pois, uma arte a ser aprendida, pelo signo de Libra: a arte de dizer não.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Libra e o Hieros Gamos

A celebração do casamento sagrado de Zeus e Hera ou Júpiter e Juno, revela uma concepção mais profunda do casamento pela qual anseiam os librianos. A união deles é como símbolo da natureza inteira. Eles mostram através deles que é do calor dos raios do sol e das chuvas que penetram o solo, que a terra é fecundada e se reveste de vegetação.
A cena remete às cerimõnias do Matrimônio Sagrado, o Hieros Gamos, que era celebrado em várias culturas antigas, onde a Mãe Terra e o Deus Céu regeneravam o cosmos com seu ato de amor. No Hieros Gamos, o homem adulto se une a uma mulher de sua própria idade e tipo.
É a maturidade da masculinidade e pode se tornar fecunda; o homem já não é o instrumento de uma Mãe Terra onipotente, mas assume o cuidado e a responsabilidade pela sua geração, estabelecendo a família como o núcleo de toda cultura patriarcal e, posteriormente, a dinastia e o Estado.
O signo de Libra, sétimo do Zodíaco e primeiro do hemisfério social e público, é considerado o signo do encontro com o outro. Só podemos vivenciá-lo, se tivermos apreendido as lições dos seis signos precedentes, responsáveis pelo processo de crescimento pessoal e subjetivo. Desde que tenhamos aprendido a nos conhecer e a conviver conosco mesmo. Senão, as relaçòes terão uma base falsa.
O homem e a mulher precisam estar em harmonia psíquica, emocional, afetiva, cultural para viverem um casamento "hierogãmico", onde os opostos se tornam complementares e a construção de um novo caminho e modus vivendi se torna possível. Esta é a forma de união com que sonham todos os nativos de Libra.

domingo, 19 de outubro de 2008

Libra e a idealização nos relacionamentos

Os librianos, em especial os que pertencem à geração de Netuno em Libra (1942/43-1956/57) têm uma acentuada tendência à idealizar seus relacionamentos. Ou a pessoa ou a relação são percebidas de uma forma idealizada e projetada, até a "queda dos véus" e os librianos dão de cara com o real, e aí se separam e buscam uma nova relação igualmente idealizada. Este padrão pode se repetír indefinidamente se o libriano não tomar consciência e não trabalhar para superá-lo. Ou criam uma imagem de relação e de companheiro tão ideal que é impossível de acontecer no cotidiano. Aí passam a defender esse modelo como verdade absoluta e a única forma possível de relacionamento, tanto para si, como para os outros. Acabam ficando sozinhos e frustrados, buscando sempre essa relação inexistente.

sábado, 18 de outubro de 2008

Libra e os seus ardis

Na Guerra de Tróia, Hera ou Juno favorecia os gregos sempre que podia. Uma vez, iludiu Zeus para distraí-lo da batalha e dar vitória aos helenos. Fez-se bela e foi encontrar o marido, no Monte Ida, para seduzi-lo, fazer amor com ele e colocá-lo a dormir. Para conseguir seu intento, além do verdadeiro ritual de preparação, usando de seus ardis, conseguiu emprestada a cinta de Afrodite ou Venus onde estavam gravados todos os encantos da deusa do amor.
As atitudes e o desempenho de Hera nesse episódio são bem librianos. Especialmente as mulheres de Libra, costumam criar ardis de sedução. Não agem diretamente e precisam criar situações e "climas" para conseguirem seus intentos. O ritual de preparação da deusa, com todos os enfeites e perfumes, também é próprio dos librianos e das pessoas que têm esse signo, ou seu planeta regente, enfatizados em seus mapas astrais.
Nem Zeus resistiu ao por os olhos nela, foi como se a visse pela primeira vez, e não resistiu ao esplendor da deusa, caindo na armadilha.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O signo de libra e a função do marido

Hera ou Juno expressava o mito da deusa protetora da fecundidade, para quem o marido era apenas o macho fecundador, uma intimidação à soberania masculina. Não raro, Zeus demonstrava um profundo desprezo pela esposa e a ameaçava com sua ira para afirmar o domínio masculino.
As librianas mais ambiciosas, que sacrificam suas carreiras pelo casamento, tentando viver através do marido e da carreira dele, acabam se sentindo excluídas.
Inconscientemente, exigem uma intimidade quase simbiótica, como se quisessem estar na pele deles. Tal penetração psíquica é insuportável para os homens, porque traz à tona profundos medos infantis da "mãe devoradora". A reação que os homens costumam ter diante de um poder tão penetrante é defender-se, evitando a intimidade exigida e procurando a companhia de outros homens - ou de outras mulheres, como fazia Zeus.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Libra e o casamento

As disputas entre o casal olímpico simbolizam as tensões entre os sexos no casamento, e a grande desproporção entre o poder público e o poder privado.
Zeus representa a afirmação do poder máximo do patriarcado, onde a virilidade deveria ser inesgotável. Ao envolver-se com outras deusas, invade e coopta os antigos cultos da Grande Mãe. Seu casamento conflituoso com Hera é uma fusão instável entre os cultos matriarcais da Deusa-Mãe e a religião patriarcal.
Por isso, os librianos, quando tem de escolher entre uma carreira política e a administração doméstica, primeiro, se desesperam pela pressão da decisão. Segundo, escolhem uma em detrimento da outra. Raramente optarão pelos dois caminhos simultãneos.
Apesar das brigas constantes, o casal olímpico nunca se separou. Juno, simbolizando a fidelidade radical aos contratos, é capaz de um amplo "vale-tudo" para manter o casamento, até mesmo infringir a ética ou a moral instituída. Os librianos, não raro, agüentam situações desfavoráveis, conflitantes, difícil de serem suportadas, na defesa de seu casamento. E sempre acreditam que as melhores soluções são encontradas a dois.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Libra e Juno, o ciúme e a implacabilidade

Após a lua-de-mel, Hera ou Juno mostrou a sua verdadeira face de esposa, muito ciumenta, bastante possessiva e extremamente implacável. Isso porque Zeus, ou Júpiter, voltou a sua vida cotidiana da qual sempre faziam parte as conquistas amorosas, com mulheres divinas ou humanas. Importava que fossem belas.
Com muita ira, e, com ódio mortal, passou a perseguir às amantes e aos filhos dessas uniões. Em sua visão, os fins sempre justificam os meios. Qualquer estratagema ao seu alcance, vê como válido: alia-se a outros deuses, bajula, ameaça, mente, mata, leva até à loucura. Comete inclusive genocídio.
Suas atitudes refletem algumas das características mais fortes de Libra. O respeito ao vínculo, ao casamento, ainda que não cumprido por uma das partes corretamente. Manter o compromisso é fundamental em suas associações. E a cobrança pelo alto preço pago para manter a relação.
Hera ou Juno representa a frieza e diplomacia de Libra, que se esforça por manter as aparências em quaisquer circunstâncias, até mesmo perante as traições do marido. E uma enorme capacidade de suportar a atitude dele, ainda que interiormente esteja fervendo de ódio.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Libra e a Ira de Juno

A ira de Hera, ou Juno, deusa dos amores legítimos, era conhecida em todo o mundo grego. Para alcançar os seus objetivos, muitas vezes seguia caminhos tortuosos.
Usando sua capacidade diplomática, os librianos gostam de interagir com as pessoas e de manipulá-las. Compreendem intuitivamente as estruturas de poder, sua complexidade, seus jogos, e sua manutenção. Não raro, como Juno, se tornam verdadeiras "eminéncias pardas".Se não chegam ao posto mais alto do poder, ficam próximos. Acompanham a ascensão e queda dos outros participantes do jogo, usando a sua influência. Sentem uma forte atração pela política. Se seguem a carreira pública, em geral são carreiras próprias e paralelas às dos cônjuges.

sábado, 11 de outubro de 2008

Libra, a estrategista

O signo de Libra tem uma característica muito marcante. É a sua capacidade de ser um estrategista. O fato de não ser representado, nem por um animal, nem por um ser humano e sim por uma balança, já nos revela muito dessa tendência.
Apesar de geralmente ser conhecido como o signo dos artistas, é um signo de grandes generais, entre eles Alexandre, o Grande. Possuem um entendimento inato da Arte da Guerra e das saídas e possibilidades dentro dos momentos difíceis. Sobretudo aqueles que parecem não oferecer saída nenhuma. Na hora em que todos estão de cabeça quente, espumando de raiva ou desesperados, os librianos conseguem ter a frieza, a calma, para administrar a situação e encaminhar e dirigir a saída.
Muitas vezes isso envolve negociações, seja com inimigos de guerra, o que pode levar a tratados de cessar-fogo ou de paz; seja em negociações políticas, onde o desentendimento entre as partes impedem votações legislativas e aprovação de leis de interesse público.
Na política brasileira, tivemos um verdadeiro ícone na figura de Ulisses Guimarães, libriano, que era capaz de dialogar e conseguir, ainda que uma precária e passageira unidade do PMDB, partido que abrigava então políticos da extrema direita à extrema esquerda, com várias correntes inconciliáveis.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Libra, Juno e o casamento como fonte de poder

A figura de Hera impressionava. Os poetas gregos viam-na como a de “olhos de vaca”; devido a beleza e ao tamanho de seus olhos, úmidos como os da vaca. Animal associado à Grande Mãe como provedora de alimentos, a vaca era um de seus símbolos. Outro, era a via-láctea, que viria dos seus seios, como a Grande Deusa, rainha dos céus. Outro, eram os lírios flores que simbolizavam a força de auto-fecundação da genitália feminina. Outro, o pavão, especialmente os "olhos" que enfeitam a cauda, representando sua vigilãncia e a romã, indicando sua fecundidade. Deusa de origem cretense, ela era uma das expressões da Grande Mãe-Terra.
Sendo a esposa legítima do deus mais poderoso, Hera ou Juno tornou-se a Deusa do Casamento, protetora dos compromissos, dos amores legítimos e das esposas. Representa a fidelidade e o casamento sólido e duradouro. Enfrentava Zeus, resistia à submissão, respeitadíssima como deusa, mas muito temida por ser vingativa, ciumenta e briguenta.
Libra está radicalmente vinculada ao casamento. Os librianos sentem-se atraídos por ele, e compreendem suas deficiências. Hera ou Juno personifica o instinto de unir-se a alguém, de buscar uma parceria. Quanto maior a identificação com ela, mais fácil construir e consolidar um casamento. As pessoas de Libra, mulheres ou homens, sob essa influência, querem dividir a tarefa de educar os filhos, de estabelecer uma família, pois acreditam nesse valor.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Libra e Juno, a esposa

Após uma lua-de-mel de 300 anos, voltando ao Olimpo, ao lado do marido, Juno reinou bela e majestosa em seu trono de ouro. Incorporou também atributos divinos, antes exclusivos do marido, como renovar as estações do ano e dominar as estrelas e fenômenos naturais: o trovão, as tempestades, os ventos.
Os librianos sempre procuram no casamento: parceria e igualdade. Querem tanto poder quanto seus cônjuges. Para administrar a casa e os filhos, são capazes até de sacrificar sua vontade de participar no mundo. Enfatizam o dever no casamento. Têm um profundo interesse pela carreira do parceiro, vendo no progresso do outro um motivo de orgulho para si. Aumentam sua autoconfiança, como parceiros, à medida que o outro cresce social e profissionalmente.

domingo, 5 de outubro de 2008

Libra, o mito de Juno e o casamento

Chamada Juno, pelos romanos, e Hera pelos gregos, era irmã e esposa de Zeus e, por isso, a Grande Deusa do Olimpo.
Cresceu e se tornou uma deusa belíssima, atraindo a atenção de seu irmão Zeus, que nessa época já havia se tornado o Grande Senhor do Olimpo.
Encantado pela sua beleza, Zeus via todas as suas promessas apaixonadas, darem em nada. Ela não queria ser somente mais uma de suas conquistas. Queria um comprometimento, atitude que os librianos, identificados com este arquétipo, consideram fundamental para uma boa relação.
Transformando-se num pássaro cuco, em um dia de inverno, pousou no jardim da irmã, moribundo. Hera acolheu-o e tentou reanimá-lo, no calor de seus seios. Quando se deu conta, havia sido violada.
Muito envergonhada, pediu a reparação, e ele a despojou. A cerimônia de casamento foi suntuosa. Todos os deuses compareceram com ricos presentes.

sábado, 4 de outubro de 2008

Libra: Palas e o Pai

Palas Atena considerava-se filha somente de Zeus. Sendo braço direito do pai, não reconhecia Métis como sua mãe. Ele, por sua vez, confiava o cuidado de seus raios, símbolo do seu poder, somente a ela.
Palas é considerada como o arquétipo da “filha do pai”. Aquela que defende os valores patriarcais, que destacam a tradição e a legitimidade do poder masculino.
É comum encontrarmos librianos, sobretudo mulheres, que possuem uma forte ligação com o pai. Daí sua admiração e, muitas vezes envolvimento, com homens poderosos, detentores de autoridade e poder, que se enquadram no arquétipo do patriarca.
Ótimas secretárias, as librianas são capazes de devotar até as suas vidas aos patrões, inquestionavelmente leais.
A própria Palas Atena, donzela guerreira e padroeira da cidade de Atenas, representava os mais elevados ideais espirituais e as mais sublimes criações do patriarcado grego.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Libra e mais Palas Atenas

É marcante o fato de que Palas Atena ganhou o direito à virgindade eterna, para poder cumprir sua função de guerreira. Mas ela só ia à guerra, se obrigada. Seu papel, junto ao pai, na luta contra os gigantes, foi importante. Embora guerreira, e demonstrando muita bravura, era pautada pela prudência, a lealdade e a defesa dos ideais. Detestava a crueldade, a barbárie, a sanguinolência e a carnificina. Defensora da justiça e da harmonia, evitava provocar brigas.
Por isso, Palas representa um lado medular de Libra, aquele mais platônico e da justiça ideal, difícil de ser realizado concretamente. E para alcançá-lo, os librianos conseguem até ser injustos consigo mesmos ou com os seus interesses ou o dos seus.
Sendo também uma hábil diplomata, era sempre solicitada para resolver questões entre os deuses e os homens, como mediadora. Uma habilidade muito visível nos librianos.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Libra e o mito de Palas Atena

Palas Atena, assim como as pessoas de Libra, era conhecida por sua habilidade como estrategista e por suas soluções práticas. Deusa da sabedoria, sua inteligência era socializada e tinha uma capacidade de síntese a partir da reflexão. Ela representa um padrão de comportamento lógico, típico das pessoas que agem com a cabeça ao invés do coração. Arquétipo feminino, mostra que também as mulheres podem manter a cabeça fria, por mais estressantes sejam as situações. Os librianos possuem, como a deusa, essa capacidade de guardar uma distância emocional, em situações de emergência, e rapidamente achar as soluções mais adequadas.
Palas foi muito cultuada pelos gregos, porque simboliza a razão e a sabedoria que se sobrepõem à força. Ao contrário dos romanos, que cultuavam Ares, o deus da guerra.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Librianos: seres do elemento ar

Por serem seres de ar, os librianos sempre terminam se envolvendo em alguma espécie de relacionamento, seja seu, ou dos outros.
Detestam a solidão. Adoram promover a união entre as pessoas, quer em grupos ou, até mesmo, povos. Não podem ver um amigo solitário, que já querem arrumar-lhe companhia. Ou até casamento.
Os librianos preferem o intenso movimento, a variedade de tipos humanos, típicas de cidades maiores. Por isso, tendem a ser mais urbanos. Gostam da vida social e sabem, com perfeição, utilizar os rituais sociais para melhorar o intercâmbio e o bem-estar das pessoas. O elemento ar os conecta ao mental e social. Apreendem a realidade via o contato com as pessoas. É raro trabalharem isolados, mesmo numa pesquisa. Aprendem melhor no grupo e com a troca de idéias diversificadas.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Libra e o elemento ar

Libra pertence ao elemento ar. Sua representação na natureza é a brisa, de essência sutil e refrescante, quase imperceptível, mas indispensável.
Tem também a característica de ser o único signo do Zodíaco cuja representação não é humana nem animal, e sim um objeto: a balança, cujos pratos ficam suspensos no ar. E que fala de uma das suas maiores qualidades: a arte de equilibrar opostos
Outros objetos de destaque no universo de símbolos desse signo são: as gangorras, os espelhos, os bordados e as peças de cobre.
Entre suas imagens metafóricas encontramos: o entardecer, a abóbada celeste, as cerimônias de casamento, os canteiros floridos e os ramalhetes.

domingo, 28 de setembro de 2008

Libra e a profissão

Libra gosta de se associar e cooperar. Precisa comunicar e permutar, unir e conciliar os opostos.
Sendo regidos por Venus, deusa das Artes, da beleza e da estética, os librianos podem alcançar realização e sucesso em carreiras ligadas com a Arte, em geral (dança, pintura, poesia, música) e com os locais onde ela é feita ou exposta, ateliês, estúdios, oficinas de criação, galerias de arte e museus. Artistas, coreógrafos, modelos artísticos e funcionários desses lugares.
Ou com profissões que embelezam as pessoas ou os locais, como esteticistas, maquiadores, decoradores de interiores, vitrinistas.
Ou profissões que lidam com o relacionamento entre as pessoas, seja afetivo, comercial ou cultural como relações públicas, recursos humanos, propaganda, agências de casamento, agências de turismo, recepcionista.
Ou profissões ligadas com o governo, a justiça e as relações internacionais como diplomacia, política, funcionários da Câmara dos Deputados, da Assembléia Legislativa, Senado, Judiciário.
Ou profissões dedicadas a oferecer orientação e consultoria como orientação psicológica, orientação pedagógica, orientação matrimonial, e consultores em geral.

sábado, 27 de setembro de 2008

Libra e a saúde

No corpo humano, Libra rege a área lombar, as glândulas supra-renais, os ovários e os rins.
É comum os librianos terem problemas nos rins e infecções repetidas. As mulheres podem desenvolver ovários policísticos e sofrem com as cólicas menstruais.
Sendo um signo de extrema sensibilidade, suas doenças são geralmente resultados de stress e de situações emocionais mal resolvidas.
Como têm dificuldade para expressar a própria raiva, acabam engolindo “muitos sapos” e adoecem com isso.
Precisam aprender a tomar muita água, a se alimentar de forma equilibrada e a levar uma vida mais tranquila para preservar sua saúde e ter uma vida longa e feliz.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Libra e o casamento

Os librianos, em geral, acreditam no casamento e na felicidade a dois. Gostam de estarem casados.
Enquanto estão apaixonados e admirando o ser amado fazem todos os esforços para que a união tenha êxito. São capazes de relevar muitas coisas para manter a harmonia do casamento, agüentando e perdoando as falhas do parceiro, mais do que a média das pessoas.
Muito românticos, amam com intensidade e ardor. Porém exigem que os seus parceiros correspondam com a mesma força e não suportam relações insípidas. Dificilmente se divorciam, tentam de tudo, se acreditarem que a relação vale a pena. Convencidos do contrário, rapidamente se separam e partem na busca de um novo e melhor parceiro. Afinal, não gostam da solidão.

Libra e o mito de Venus

Vênus, a deusa do amor e da beleza rege Touro e a Libra. O lado mais sensorial e erótico da deusa está associado ao signo de Touro.
Em Libra, signo de natureza aérea, Vênus ocupa-se da beleza, da estética, das Artes, temas que os refinados librianos sabem apreciar. Conta a lenda que, no início, a deusa era protetora das formas mais nobres e puras do amor. Com o tempo passou a reger o amor em termos mais amplos, desde a atração sexual até o amor cortês.
Platão e os filósofos veneravam-na como Afrodite Urânia, a deusa platônica que simboliza o ideal sutil de beleza espiritual, onde o que conta é a beleza interna, mais profunda. Sendo filha de Urano, sua preocupação era com a humanidade e sua qualidade de amor era universal. Esta Afrodite cósmica brilha sua luz dourada sobre todas as pessoas. Como os librianos que encantam a todos com sua graça e habilidade para lidar com todos os tipos humanos.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Libra: decanatos e curiosidades

OS DECANATOS:
Primeiro: (23/09 a 03/10) prudência, estabilidade nas relações, sabedoria.
Segundo: (04/10 a 13/10) forte individualidade, comparação, justiça.
Terceiro: (14/10 a 23/10) combinação, comparação, associações.

CURIOSIDADES:
Pedras e Metais: quartzo rosa, jade, turquesa, turmalina verde e rosa. Cobre.
Animais: coruja, pomba, andorinha e cigarra.
Temperos e flores: estragão, basílico, rosas , camélias e jasmins.
Cores: verdes azulados, azul turquesa, verdes claros, tons pastéis.
Imagens: o entardecer, a abóbada celeste, galeris de Arte, cerimônia de casamento, balança, espelho, peças bordadas, canteiros de flores e ramalhetes.
Dia da semana: sexta-feira
Presentes: Prara as crianças: contos de fadas, bonecas e pequenos enfeites; Para as mulheres: jóias, perfumes, flores; Para os homens: um bom vinho, uma bela agenda.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Signo de Libra

Libra, o sétimo signo representa a reciprocidade cósmica, a cooperação, as associações e uniões em geral. Finura, graça e elegância são seus atributos naturais. Os librianos são refinados, buscam constantemente a harmonia com o outro, e no ambiente em que vivem ou circulam. Possuem um inato senso ideal de justiça, ética e beleza e perseguem, eternamente, o bom, o belo e o verdadeiro, mesmo na vida mais cotidiana.
São diplomatas e hábeis negociadores. Capazes de equilibrar opostos que a todos parecem impossíveis de equilibrar.
É como se vivessem no “mezzanino” do mundo. Muito além da dualidade do bem e do mal, do certo e do errado. Libra é o signo da justiça, no seu sentido cósmico e ideal.
Seu planeta regente é Vênus e seu elemento é o Ar.

domingo, 21 de setembro de 2008

A criança de Virgem

A seriedade dessa criança chama a atenção, o menino parece um homenzinho e a menina, uma pequena mulher. Desde cedo se mostra uma criatura prática que não se apega a superficialidades. Vive o dia a dia, mais do que o amanhã.
Seu lado discreto, evita todo o tipo de excesso. São mais obedientes, mostram um senso comum e são zelosos. Isso pode prejudicá-los, no sentido de ficarem sérios demais e não viverem o seu lado criança. Por isso sua fantasia e imaginação deve ser estimulada. Tanto via o computador, através de jogos, por exemplo, como através de situações reais.
Uma socialização desde a mais tenra idade poderá ajudar essa criança a uma integração mais rápida na vida social e a vencer os temores que sente.
Procure agir com ela de forma que sempre se sinta útil. Por isso é bom sempre confiar a elas pequenas tarefas, em sua vida cotidiana ou deméstica,

sábado, 20 de setembro de 2008

Virgem e o relacionamento afetivo

Há uma certa demora na forma como as pessoas virginianas se doam, num relacionamento afetivo. Elas fazem um esforço tão grande para se integrarem no seu próprio eixo, que custam a se achar preparadas, para se doarem ao outro, sem medo de perderem para esse outro, a sua própria identidade. Isso explica o grande número de solitários e celibatários nesse signo. Não significa que não gostem do outro, ou não precisem dele. Por isso, são consideradas pessoas tímidas.
Já falamos do papel da rejeição e de sua influência nos relacionamentos virginanos. Ela pode impedir ou atrasar, que mesmo apaixonados, os virginianos dêem o primeiro passo. Podem demorar tanto que, involuntariamente, às vezes, acabam passando o recado que não estão interessados na outra pessoa. A ponto de ela própria se sentir rejeitada. O resultado pode se tornar desastroso quando tal fato se repete e detona uma série de frustrações amorosas, grando um perfeccionismo maior nessas escolhas, temperado por um forte idealismo.

Supere sua tensão, virginiano

Os virginianos pertencem ao elemento terra e por isso apresentam a tendência de projetarem no corpo sua tensão. Essa é uma característica comum dos signos do elemento terra (Touro, Virgem e Capricórnio), signos autorepressivos, por natureza. Nos virginianos essa tensão costuma se expressar nos ombros e nos braços. Um estilo de vida mais saudável, é a melhor forma para resolver alguns dos problemas que os afligem, dentre eles, os digestivos.
A grande pressão recebida, sobretudo em cima do sistema nervoso, mostra o quanto é importante aprenderem técnicas de relaxamento e meditação. Exercícios de yoga, caminhadas ou exercícios mais pesados, trarão benefícios. Conjugados com uma boa alimentação, natural ou não, podem ter um grande efeito. E, é claro, mudando sua postura, principalmente a psíuica, perante a vida cotidiana

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Virgem e a Tensão

Uma das marcas mais fortes dos virginianos e que imediatamente salta aos olhos, é a tensão. Ela costuma se instaurar neles para ficar, em geral na forma de uma preocupação, com a tradicional ruga na testa. Os virginianos parecem sempre estar ligados com algum problema. E é muito comum acontecer deles começarem a sofrer antes, sofrerem durante e depois do problema, multiplicando o impacto do mesmo.
Também acontece que a excessiva preocupação com os deveres ocupa tanto esse signo que, não raro, esquecem o seu direito ao lazer e ao sonho. Relaxar é um verbo que precisam aprender a conjugar, em todos os tempos e modos.
Mas será possível o relaxamento com a supermente analítica que possuem?

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Virgem e a doença

São tendências gerais em relação ao signo, no que tange a doença, mas vale conferir. A mais conhecida é a hipocondria. Uma pessoa hipocondríaca identifica-se com os sintomas das doenças e fica imaginando que tem determinada doença. Adora ler bulas de remédio e tomar remédios, no mais das vezes desnecessários.
Sua disposição é negativa, por isso as pessoas que a cercam e as circunstâncias ganham uma grande importância, para a sua melhora ou para piorar ainda mais o seu estado de ânimo.
A saúde é uma das preocupações básicas desse signo. Os problemas intestinais são os que mais os afligem. Entre suas enfermidades mais comuns estão a colite, a peritonite, a hérnia, a apendicite, e a desnutrição.

domingo, 14 de setembro de 2008

Quando seu Ascendente está em Virgem

O Ascendente no mapa equivale ao nosso cartão de apresentação. É o primeiro contato que qualquer pessoa tem conosco. Seguidamente é através dele que podemos dizer se "nosso santo bate com o santo do outro". É uma primeira impressão que tem força. Força magnética para aproximar ou afastar alguém.
O lado mais sedutor de Virgem no ascendente é o seu lado misterioso. É como se despertasse na pessoa que se aproxima a curiosidade de descobrir "que mistêrio é esse?" É o lado esfinge, muito forte nesse signo. Quando é a mulher que tem o ascendente em Virgem, esse lado misterioso parece se multiplicar.
Mas outro aspecto é que esse ascendente coloca, no polo oposto, o descendente, o signo de Peixes. Esse fato acaba inclinando essas pessoas a se dedicarem a um serviço onde haja uma tendência a algo superior ou transcendente, que envolva uma forte dose de idelismo e de entrega. Às vezes, de sacrifício.
Essa pessoas tendem a organizar o mundo ao seu redor, mas a sombra do descendente nem sempre facilita, embora isso vai depender, e muito, do conjunto de fatores de seus mapas astrais.

sábado, 13 de setembro de 2008

Virgem e a espera

É verdade que o saber esperar é uma qualidade virginiana, mas é muito comum também encontrarmos, entre os virginianos, aqueles que esperam demais. De uma forma geral, isso está ligado com os signos de terra, eles seguidamente perdem o timing dos acontecimentos. Como se costuma dizer, perdem o trem. Porque são mais lentos no movimento e mais cautelosos nas decisões. E, é claro ousam menos. Querem anular, se possível, o risco. Esquecem que a vida é puro risco. Embora façamos tudo para esconder o mesmo, fingindo que ele não existe. Ou nos assustando demasiadamente quando nos atinge.
Mas a questão da demora do Virgem está ligada com a obsessão de fazer as coisas de uma forma perfeita e de não se sentir preparado ainda para fazê-las. Então é muito comum vermos aqueles virginianos que ficam adiando a sua entrada para valer no mercado de trabalho, assumindo uma vida de eternos estudantes bolsistas. E no entanto, seus próprios pares já os consideram mais do que preparados. Aí entra o lado auto-repressivo que não permite a expressão mais simples e natural. Por isso, só começar a fazer pode ser pouco, para o virginiano, mas fará toda a diferença em sua vida.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Virgem e a administração do tempo

Algo que tenho observado ao longo de minha vida como astrólogo, é a tendência das pessoas que têm o sol na casa seis (aquela que equivale ao signo de Virgem) chegarem atrasadas em seus compromissos. A princípio poderia parecer que dentro da visão tradicional que se tem desse signo, as pessoas com o sol nessa área teriam um cuidado e uma responsabilidade tão grande com a pontualidade, que seria difícil falharem nesse quesito.
E uma das coisas que mais me chamaram a atenção, é que mesmo aquelas pessoas consideradas sérias e responsáveis, se atrasam também. E tornam até esse atraso algo corriqueiro. À medida que os conhecemos, vamos nos acostumando com essa falta de pontualidade, sempre colocada na explicação, com muita culpa. E uma dose de angústia esbaforida.
Vejo que o sol nessa área dá uma consciência muito direta da complexidade do que entendemos como o real. E uma ânsia de cumprir os compromissos, com tal plenitude e perfeição, que tarefas por mais simples que sejam, acabam demandando um tempo excessivo que vai gerar a demora do cumprimento das tarefas seguintes. É claro que essa não deve ser uma desculpa para os atrasos. Mas mostra a forma como se originam.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Virgem e os Ciclos da Natureza

Percebendo a Natureza, no Hemisfério Norte, na época de Virgem, vamos notar que quando a força yang do signo de Leão, cede lugar ao Virgem, no fim de agosto, a Natureza é tomada pela energia yin. Uma maior tranqüilidade pode ser percebida. Tudo nos leva a um estado de maior contemplação.
Todos os signos de terra tem uma tradução na linguagem da agricultura e seus processos. Assim, podemos dizer que cabe ao Virgem a sabedoria da espera e a permissão para o amadurecimento. Somente após, poderá vir a colheita. Por isso, a importancia da concentração nas energias e o esforço para não disperdiçá-las. A recompensa será um fruto mais delicioso.

Virgem e o Zen

Virgem sempre nos coloca em contato com a postura Zen. Com o ser zen em todos os momentos de nossa vida. Com o estar zen. Uma profunda atenção ao que estamos fazendo. Uma objetiva intenção em nosso fazer. O extremo cuidado com o que poderia ser considerado vulgar, ou sem nenhuma importância. E que na sequência mostrará o quão importante é. A compreensão de que o enorme edifício existe porque cada um dos tijolos foi colocado da forma correta e cumpre e está a serviço da solidez do edifício.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Quando sua Lua está em Virgem

No mapa astral, a Lua funciona como uma central da emoção e dos sentimentos, como o repositório das experiências subjetivas, desde o período pré-natal até os dias atuais da vida de uma pessoa, e, para quem acredita em outras vidas, a Lua sintetiza as experiências das duas últimas encarnações. Assim, a Lua é como uma biografia subjetiva de uma pessoa, sempre difícil de levantar e de ser reconhecida até por ela mesma. Ainda que com anos de terapia, pelo menos em toda a sua extensão. Por isso, ela é também uma espécie de nosso ponto fraco. Quando alguém quer nos cutucar, nada melhor do que mexer com a nossa Lua. Diga, por exemplo, a uma pessoa com a Lua em Virgem que ela é desorganizada. No mínimo e expontaneamente, ela vai ficar furiosa com você. Ou diga que ela não é asseiada. Ou que não cumpre com o seu dever...Muitas vezes, a reação de uma pessoa às críticas, ou a simples comentários que fizemos envolvendo o signo de sua Lua, pode ser surpreendente e até chocante. É importante entender que, dos três fatores da identidade astral: sol, lua e ascendente; ao conhecermos uma pessoa, a lua, de forma geral, é o último a que temos acesso, pois é o mais oculto. Precisamos conviver mais à miúde com ela, para percebermos a sua Lua, de preferência numa rotina, como no trabalho.
A Lua em Virgem denota uma dificuldade da pessoa em lidar com as suas emoções. Em parte porque ela sabe o quanto as mesmas são oceânicas e isso é assustador para ela. Em parte porque ela tem noção do quanto elas são vulcânicas e pertencem ao fogo subterrâneo e terrestre, ao magma, do deus das forjas, Vulcano. De outro lado, ela faz um esforço hercúleo para controlar tudo isso, colocando um dique, temendo que ele arrebente, tentando filtrar a passagem dessa avalanche de água ou de fogo, digo melhor, de lava.
O que posso dizer, para quem tem Lua em Virgem, é que deixe suas emoções fluírem com mais naturalidade. Se entregue à elas. Não tenha medo de se perder nessa entrega. De se queimar nesse fogo. Porque negar a vida, traz mais sofrimento do que simplesmente vivê-la.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Virgem e sua maior escolha

Virgem sempre escolhe a qualidade, quando está entre ela e a quantidade. Por isso representa o processo de discriminação e seleção. Daí a sua fama de ser o mais crítico do Zodíaco. O virginiano é minucioso, preciso, preocupado com os detalhes e obstinado na sua procura pela ordem, medida e lógica em tudo o que faz
Muito curioso, possue uma ampla cultura geral, que sabe expor de forma clara e objetiva. Seu maior desafio é o medo de errar. Uma vez vencido, o virginiano pode colocar sua notável inteligência, a serviço de alguma grande causa ou obra.

domingo, 7 de setembro de 2008

Virgem como síntese dos signos anteriores

Virgem é o sexto signo e se torna o último do primeiro hemisfério, o Hemisfério Subjetivo, que vai de Aries a Virgem, abrange as seis primeiras casas e simboliza os diversos estágios do desenvolvimento individual.
Virgem contém todos os estágios do desenvolvimento individual, refina e ordena todas as experiências vividas, via os cinco signos anteriores (Áries, Touro, Gêmeos, Câncer e Leão). Seu sentimento mais profundo refere-se à síntese e à integração individual, para poder assumir as rédeas do próprio destino e trabalhar pelo bem comum.

sábado, 6 de setembro de 2008

Virgem e curiosidades

Eis algumas curiosidades desse signo:
Dia da semana é Quarta-feira, dia do seu regente Mercúrio. Bom para você agendar compromissos. Bom para deslocamentos na cidade ou viagens mais curtas.
Elemento: Terra.
Pedras e Metais:
turmalina verde, ametista pálida, quartzo fumê. Alumínio.
Animais: castor, esquilo, escaravelho, formigas e abelhas.
Temperos e flores: erva cidreira, aniz estrelado, flores do campo.
Cores: branco, pérola, marfim e lilás.
Perfume: olíbano.
Incenso: almíscar.
Imagens: objetos de argila, celeiros, pastor, fazendeiro, artesão trabalhando, peneiras, teares, tesouras, almanaques, salas de aula, formatura, pasta ou maço de documentos.
Presentes: Para as crianças: jogos de montar e adivinhar; Para as mulheres: presentes úteis ou de decoração; Para os homems: uma caixa de ferramentas ou um livro de seu interesse.
Pessoas famosas: Rachel Welck, Sean Connery, Keanu Reaves, Edu Lobo,Marina Lima, Michael Jackson, Tânia Alves.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Virgem e a Santa Ceia de Leonardo da Vinci

Você sabe qual dos discípulos da Santa Ceia representa o signo de Virgem? É Tomé, o número seis, quem simboliza o Virgem. Reparando a sua postura corporal, vamos notar que ele está totalmente envolvido na procura da sabedoria. Ele expressa ansiedade, muita inquietude, quer aprender tudo o que vê, tem alto poder de concentração e de análise. Seu dedo em riste, averigüa e constata. Aponta e critica todo o pequeno erro. Quer, obstinadamente, a perfeição. Precisa ver para crer.
Há um duro aprendizado em seu caminho, o compreender a razão oculta de tudo o que parece errado, o olhar com mais amor a imperfeição do mundo, o acreditar pela fé, sem precisar comprovar pelos sentidos.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Virgem e a Rejeição

A rejeição é um tema forte quando falamos sobre esse signo. E ela é bem simbolizada no mito de Vulcano, cujo nome grego é Hefestos. Por ter nascido feio e aleijado foi jogado do Olympo, a morada dos deuses, para a Terra. Inicialmente pela mãe Hera. Mais adiante, voltou a casa dos deuses, graças a sua maravilhosa arte como joalheiro, armeiro e artesão. E novamente foi de lá lançado, agora por seu próprio pai, devido ao fato de ter tomado partido da mãe, numa briga entre os dois. Aí quebrou as duas pernas. Desenvolveu grande força nos braços e nos ombros e aprimorou como nunca a sua arte. De deus do fogo vulcânico passa a ser chamado de deus das forjas. Foi a segunda expulsão do Paraíso, como a de Adão. Era o único deus que trabalhava.,,
É comum, uma pessoa com Venus em Virgem, se sentir rejeitada ou rejeitar, como estratégia de defesa, e com isso se intimidar e nunca tomar a iniciativa. Se você está entre elas, ou tiver Ascendente Virgem, aproveite melhor o seu potencial de mistério e tire proveito dele na relação. Ele pode ser o seu polo de atração. E desvele mais as suas emoções e sentimentos que são bem vulcânicos. Têm a qualidade do magma, o fogo telúrico. Ponha-os para fora, na hora certa e surpreenda. Principalmente aqueles que você considera mais torpes e pouco civilizados. Confronte-os. Acredite mais em você. Use sua capacidade de concentração, sua habilidade e eficiência, além do seu charme. Não demora, você vai fazer o caminho de volta.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Virgem e o Dever

Vesta, no grego Héstia é uma deusa que representa uma das características mais fortes do signo de Virgem: o senso de dever. Vesta sublinha no mapa astral esse senso e através dele nega o prazer. Essa negação não é tão simples. Vesta não cede aos apelos de Vênus, mantém a virgindade. Ela é a pureza absoluta. Ela é a totalidade. E como se não bastasse, não é representada por imagens humanas. E por aí parece que se afasta de todos os seres humanos, como alguém que não pertencesse à essa raça. Mas, ela sempre foi simbolizada pelo próprio fogo que fundava o lar, a cidade e a pátria. E era uma presença em todos os lares e templos, ocupando um lugar central e sacralizando aquele espaço. Sempre presente na vida de todos os humanos. Tudo se iniciava com uma oferenda a ela, e tudo terminava com outra oferenda a essa divindade, mesmo numa festa. Então sempre estava junto da humanidade.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Virgem, Thoth e outros lados esotéricos

Thoth, esse misterioso regente do signo de Virgem, era autor de textos egípcios sobre Astronomia, Astrologia e Artes Mágicas. Mestre da palavra divina e o escriba dos deuses. Autor do "Livro dos Mortos" egípcio, onde estavam registradas suas palavras mágicas e técnicas de cura, era um mago curador com o poder até de ressuscitar os mortos. Curava através do chacra da garganta, usando frases encantadas e mágicas.
Thoth era representado como a ave Íbis e, às vezes, com a cabeça de macaco. Sendo Hermes um ser consciente e racional, sua mente evita defrontar-se com o lado sombrio e irracional. Porém, é somente quando esse lado é encarado e integrado que sua magia pode fluir. Bela lição para os virginianos!

domingo, 31 de agosto de 2008

Virgem e os antigos egípcios

Para os antigos egípcios que viam os signos segundo a ótica do rio Nilo, o signo de Virgem era representado pelas algas e os seixos que filtravam as impurezas de suas águas. Nessa visão fica em grande destaque o papel purificador desse signo e sua obstinada busca pela pureza.

sábado, 30 de agosto de 2008

Virgem e suas lições espirituais

VIRGEM:
O que deve aprender:
A confiança maior na vida, independente de seu controle.
A visão do Todo e não somente da parte.
A crença nas dimensões intangíveis da vida.
A integração do aspecto psíquico na vida cotidiana.

O que pode ensinar:
A capacidade de separar o joio do trigo.
O aproveitamento do tempo com maior eficiência.
A flexibilidade prática para enfrentar novas situações.
O caminho concreto da karma yoga.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Virgem e a Profissão

Somente a alquimia do mapa astral nos revela motivações subjacentes na escolha de uma profissão. Mas o signo solar pode nos dar pistas a respeito dela e o que é válido para ele, vale também para o Ascendente ou para uma predominância planetária em Virgem. Muitas são as variáveis, mas eis algumas categorias gerais que se afinizam com esse signo.
Virgem tem um alto senso de eficiência, e precisa controlar, dominar, e disciplinar. Gosta de cobrar, identificar, classificar, decompor em detalhes.
Por isso busca profissões na área de saúde e medicina em geral, acupuntura, farmácia, laboratório de análises clínicas, trabalhos de escritório, como arquivista, fiscalização pública, agricultura, orientação vocacional ou vai ser bibliotecário, crítico de arte, massoterapeuta.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Virgem e Vulcano

Vulcano é considerado um regente esotérico de Virgem. É uma figura mitológica muito forte. Era ele quem fazia as armas para os deuses e por isso era conhecido como o armeiro dos deuses. Sua habilidade e competência era reconhecida no Olympo e causava admiração. Era um hábil artesão, que misturava as suas obras, a magia. Um tipo de feiticeiro. Sua feiura era tão grande quanto a sua capacidade artesanal. E era cocho. Certa vez fez um trono belíssimo, todo esculpido em ouro que deixou Juno, mulher de Júpiter e rainha do Olympo, fascinada. Ao sentar, ela ficou colada no mesmo, e para soltá-la, Vulcano exigiu de Júpiter a mão de Vênus em casamento. O mito de Vulcano traz muitas das características virginianas. Um certo complexo de "patinho feio", uma grande habilidade para executar tarefas e para se adaptar às situações por elas exigidas. E um lado bruxo que no geral passa despercebido, até para o próprio. E a grande admiração que causa por sua eficiência.

Virgem e a Karma Yoga

Virgem e sua área no mapa, tem uma forte ligação com a karma yoga. Essa yoga se assemelha um tanto com a filosofia zen do "faça o que estás fazendo" ou simplesmente "faça o que tens de fazer". O Ego dos seres humanos e inclusive daqueles que se dizem buscadores espirituais, mostra poderosa resistência a um ato que parece tão prosaico. A karma yoga é a pessoa cumprir as suas tarefas cotidianas com desprendimento e sem se queixar. Exemplo: se ela estiver numa fila do banco, não deve ficar se queixando de estar ali, ou achando que aquilo é algo menor para a sua grandeza social ou espiritual. Simplesmente faça aquilo e ponto. Na verdade, a karma yoga é a mais fácil de ser alcançada e no entanto nosso orgulho humano e nossa prepotência, tornam difícil esse alcance e essa prática.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Virgem e a Perfeição

É do senso comum creditar ao signo de Virgem uma baixa autoestima. Um signo que nunca se dá o valor que realmente tem. Mas seria exatamente isso?
Na verdade há que se ressaltar que este signo traz consigo uma sede muito grande de absoluto. É o que de fato se esconde atrás dessa maneira de se avaliar. Exatamente por ser o signo que mais dá de cara com os limites e as restrições da matéria, com a lembrança persistente da dimensão humana, é aquele que tem a maior ânsia de absoluto, pois esse parece se encntrar tão, e cada vez mais, distante. Há, pois, uma dose muito grande de orgulho se escondendo nas entrelinhas da humildade

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Virgem e seu regente Mercúrio

Mercúrio é considerado o regente do signo de Virgem. No entanto é preciso esclarecer que sendo um signo de terra e mutável já pode se aproximar mais de Mercúrio. Para esse, o espírito prático é forte, e a flexibilidade também, características tipicamente mercurianas.
Mas quando se fala em Mercúrio regendo Virgem, na verdade está se falando de Mercúrio Toth. Ele é o escriba do deus Horus e é cego de um olho. É preciso lembrar que essa cegueira externa correspondia a uma privilegiada visão interna. Toth é filosófico e profundo. Verticaliza as suas buscas. Considera a complexidade do Universo nelas.

domingo, 24 de agosto de 2008

Virgem e o diagnóstico

Virgem é um signo muito ligado com a saúde e o trabalho. Também se destaca por uma extensa e intensa capacidade de análise capaz de caminhar por complexos labirintos a ponto de se perder neles. É o caso de alguém que fosse fazer um tratado sobre o elefante e se aprofundasse tanto na análise de sua tromba que acabasse escrevendo um tratado sobre ela, talvez até esquecendo a quem a mesma pertencia.
Mas uma das mais destacadas capacidades virginianas é o diagnóstico. Pessoas que tem muitos planetas nesse signo, ou na sua casa correspondente (a sexta casa) apresentam um grande poder de diagnóstico em suas especialidades, sejam elas quais forem. Não raro, impressionante.

sábado, 23 de agosto de 2008

Virgem e o Mistério

Virgem é um signo que expressa o mistério, de uma forma concreta, pois é um signo de terra. Sendo a sombra de Peixes, materializa todo o lado oceanicamente misterioso desse signo. Por isso a esfinge. Decifrá-la é abrir o portal para outra dimensão. A qual não experimentamos ainda.

Vamos encarnar?

O tema é chato. Talvez ninguém goste. Mas o signo de virgem e sua casa correspondente no mapa (a casa 6) sempre nos lembra dessa e dessas tarefas enjoadas do cotidiano. Nosso orgulho e nossos anseios de voar são atacados diretamente. Enfim, a questão é simples, mas sinto dizer, profunda. Se vc não limpa a sua casa, não tem um lugar agradável para morar. E se não limpa o seu corpo e se não limpa o seu templo...